O Centro Integrar no Campus Uvaranas teve, nesta quinta-feira (24), o V Painel sobre o autismo no contexto universitário, com o intuito de abordar e dar visibilidade aos direitos e leis de um modo que deve assegurar a inclusão de acadêmicos neuro divergentes no ambiente da universidade.

A professora de Direito da UEPG Gislaine Rocio e a graduanda em Psicologia Luah Kugler, realizaram a palestra que trouxe questões relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto universitário.

Gislaine enfatizou sobre a importância do diagnóstico precoce: "Se for tratado ainda na infância, de certa forma, esta criança vai estar sendo capacitada e habilitada para realizar as atividades normais do cotidiano”, afirma.

O evento foi realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), através da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa (DAAD - UEPG), como um meio de inclusão e para dar visibilidade aos estudantes que muitas vezes possuem dificuldades no ambiente universitário, seja em seu aprendizado ou para criar vínculos com colegas e os demais na comunidade acadêmica.

Revisão: Ana Beatriz de Paiva

Supervisão: Cândida de Oliveira

Fotos: Nicolly Furman (01-04) e Gabrieli Mendes (05-09)

NICOLLY-FURMAN-MG4226-1