O Grupo de Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Geur), em parceria com a União por Moradia Popular, realizou na noite de sexta-feira (19) o Primeiro Seminário de Capacitação em Habitação de Interesse Social e Direito à Cidade, no Auditório do Campus Central da UEPG.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o Deputado Eliel Machado (PV) e Tatyana Belo, Secretária da Família e Desenvolvimento Social, que representou a Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD).
O evento, que teve por objetivo debater o direito social à moradia digna na cidade de Ponta Grossa e região, foi ministrado por um representante do Tribunal de Justiça do Paraná, já que o desembargador do TJPR, Fernando Antônio Prazeres, não pode estar presente no encontro.
O Dr. José Augusto Guterres, Mestre em Direitos Humanos e Democracia, pela Universidade Federal do Paraná, dissertou sobre as leis que garantem o direito à moradia com informações técnicas, mas sem responder aos presentes, que sonham com a casa própria, como eles podem reivindicar seus direitos. “A falta de acesso à moradia não é falta de legislação”, afirma.
A programação continuou neste sábado, 20. A conversa começou às 09h e tratou da temática “O direito à moradia, à cidade - Conselhos Municipais” e contou com a presença do Prof. DR Edson Belo Clemente de Souza, UEPG, e do Secretário Executivo do CONCIDADES - PR Orlando Bonetti. O encontro encerrou com o tema “Cidade legal e inclusiva” às 15h30. Todas as atividades aconteceram no Campus Central da UEPG.
Texto: Karine Santos
Revisão: Ana Beatriz de Paiva
Supervisão: Carlos Alberto de Souza
Fotos: Karine Santos