A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), por meio da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DAAD), realizou roda de conversa com estudantes da UEPG, no último dia 11, na Biblioteca do Campus de Uvaranas. O objetivo do encontro foi debater propostas para melhorias no acolhimento aos estudantes PcD (pessoas com deficiência) e identificar alunos com habilidades para prestar acompanhamento e favorecer a inclusão.

Segundo a diretora de Ações Afirmativas e Diversidade-DAAD e Pró-reitoria de Assuntos Estudantis-PRAE, Silmara Carneiro e Silva, o objetivo da roda de conversa foi apresentar a proposta de criação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UEPG (Nai-EPG). A proposta é de que o núcleo receba as sugestões para melhorar os problemas que os estudantes encontram no cotidiano universitário. Além disso, pretende-se iniciar o trabalho de conscientização da população, por meio de vídeos informativos, e convidar as pessoas a conhecer as demandas apresentadas pelos estudantes.

No decorrer do encontro foi possível identificar os principais obstáculos enfrentados pelos acadêmicos. "São questões estruturais da universidade, como falta de rampas, calçadas com defeitos, além da relação de aluno com aluno e com professores", explica Silmara, tomando por base os relatos dos estudantes. Segundo a diretora, o núcleo pode ser a solução para as reivindicações dos acadêmicos. "É um canal mais direto para que a universidade possa dar mais fluidez aos encaminhamentos junto aos demais órgãos institucionais”, destaca.

Uma das soluções apresentadas durante a conversa foi a criação de um canal para registro de demandas cotidianas dos universitários, disponível através do link Formulário para coleta de sugestões referentes ao Projeto de Criação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (google.com). As sugestões devem ser encaminhadas até o dia 26 de abril. Além disso, a diretora informa que com esta proposta da criação do NAI, recentemente, a universidade contratou uma pedagoga especializada na área da educação especial, que irá fazer parte da equipe.

Texto: Gabrieli Mendes e Nicolly Furman

Revisão: João Bobato