Hoje foi o último dia da Semana de Estudos em Comunicação (SECOM). O convidado para a palestra final foi Luãn Chagas, que trouxe para o debate o tema “Seleção das fontes e a naturalização dos pseudo-fatos” na produção jornalística em rádio.

O estudo contou com entrevistas de radiojornalistas da BandNews, CBN do Rio de Janeiro e, também, de uma afiliada da CBN no interior do Paraná. De acordo com a pesquisa de Luãn, existe certa passividade e dependência dos profissionais do jornalismo a algumas fontes, o que pode levar a naturalização dos chamados “pseudofatos”, meias-verdades, ou fatos acreditados por poucos e que não podem ser comprovados. Muitas vezes, “falar bem” é um valor compartilhado por radiojornalistas na hora de selecionar quem irá falar na emissora. A partir do momento que nós levamos as mesmas pessoas para dentro do espaço noticioso, há uma racionalidade econômica, no sentido de manter as mesmas vozes como fontes do jornalismo. Não procura-se outras vozes que possam ter potencialidade de opinião no espaço radiofônico, afirmou o jornalista.

Luãn Chagas é graduado em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, mestre em em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente, trabalha como professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal do Mato Grosso.

Texto: Lincoln Vargas

Revisão: Heloisa Ribas

Supervisão: Carlos Alberto de Souza

Fotos: Daniel Klemba (01-05) e Giovana Guarneri (06-10)