Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

 

A programação da 32º Semana de Estudos em Comunicação (Secom) contou, hoje pela manhã, com a palestra do jornalista especializado em criminologia Bruno Paes Manso. O encontro teve como tema “Dinheiro, Fé e Fuzil: o Brasil do crime e da Religião sob Investigação”, assunto relacionado a sua mais recente obra. Manso é jornalista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre e doutor em Ciência Política pela USP. O autor de A Fé e o fuzil: crime e religião no Brasil do Século XXI” tem estudos e pesquisas nas áreas da Sociologia, Ciência Política, Comunicação e Jornalismo, com ênfase em Sociologia Urbana e Criminologia. Enquanto autor, escreve obras sobre os cenários de violência no país e as relações políticas, religiosas e financeiras dos crimes. 

Manso explica que ondas de homicídios e violência, relatados nos livros, são cíclicas e tendem a nunca acabar. Ciclos de vingança que se perpetuam em cada morte, gerando mais mortes. Estes ciclos de conflitos entre famílias e grupos rivais , segundo constatou em levantamentos, chegavam a durar mais de 10 anos e ainda continuam, revela. Explicou também suas estratégias para estabelecer contatos com os criminosos para produzir seu material jornalístico.  Esses contatos, que envolviam também os amigos e advogados dos bandidos, tinha por objetivo compreender quais as motivações para que os crimes fossem cometidos.

No livro A Fé e o fuzil, o jornalista estuda as mudanças na criminalidade brasileira a partir do crescimento das igrejas evangélicas desde os anos 1990. Ele avalia o impacto dessas instituições nas histórias individuais de criminosos e as respostas e justificativas utilizadas pelos criminosos para praticar seus atos, que acabam tendo base na religião, especialmente nas evangélicas. Além disso, investiga como o conservadorismo, associado às organizações evangélicas desempenham papel central na política brasileira. 

Amanhã (23), a palestra de abertura do quarto dia da Semana da Comunicação será ministrada pelo professor Marcos Paulo, da UFMS. Ele vai abordar a desinformação no cenário jornalístico. No período da tarde, a programação segue com a oficina sobre Fotografia no futebol, ministrada pelo fotojornalista André Jonsson.

 

Fotos: Gabriel Ribeiro (01-04), João Bobato (05-09)

Edição: Carlos Alberto de Souza

Publicação: João Bobato

gabriel
gabriel-1
Gabriel-
gabreil
Joo-1
Joo-2
Joo-4
Joo-6
Joo-5

 

Adicionar comentário

Para que seu comentário seja publicado imediatamente, registre-se no site. Clique em Registrar e faça seu cadastro.


Código de segurança
Atualizar