"Quem controla a mídia? Dos velhos oligopólios às big techs¨. A palestra da jornalista Olívia Bandeira abriu hoje pela manhã, no Centro de Cultura, o segundo dia da XXXII Semana de Estudos em Comunicação, promovido pelo Departamento e Mestrado em Jornalismo da UEPG. A conferência, mediada pela professora Hebe Gonçalves teve início às 9 horas e reuniu alunos e professores do curso de Jornalismo.
Hebe, na abertura das atividades, explicou que os monopólios são grandes empresas de comunicação que produzem e controlam conteúdos direcionados ao público, impedindo a livre concorrência nesse mercado. Dentre esses monopólios estão as redes de televisão e rádio e, também, editoras de livros. Falou sobre os impactos da tecnologia na vida das pessoas. ”Atualmente não é apenas a fake news que nos impacta, mas também a inteligência artificial”.
Após essa introdução da professora, a jornalista Olívia Bandeira, trouxe detalhes e estudos sobre os monopólios tanto na mídia tradicional, quanto os novos monopólios digitais. Temas e reflexões que fazem parte do livro “Quem controla a mídia? Dos velhos oligopólios aos monopólios digitais”, de autoria do Coletivo Intervozes. Explica que o livro é dividido em três partes, uma delas é de como a internet se tornou o que é hoje. Mas a obra aborda também a questão do monopólio na internet e as consequências disso para a sociedade. Com base em pesquisas que fazem parte do livro, Olívia explicou que a mídia global está concentrada na mão de poucos grupos. Salienta que é importante saber quem são esses grupos de mídia e principalmente o que eles defendem e a quem estão associados.
Também fez uma crítica ao crescimento de veículos e de redes de televisão vinculados a grupos religiosos, mostrando que no Brasil esse é um fenômeno que vem ganhando espaço ao longo de décadas. “O Brasil é o único país em que nove dos 50 veículos de maior audiência são de propriedade de lideranças religiosas cristãs”, ressalta. Olívia observa ainda que a internet surgiu “para combater os monopólios, mas com o tempo ela acabou se transformando em um modelo similar.” Na Internet há cinco conglomerados dominando a produção de conteúdos e informações: Google, Meta, Microsoft, Amazon e Spotify/Netflix. Ela conta que os designers das plataformas digitais utilizam-se de estratégias para atrair as pessoas, assim como os conteúdos produzidos por essas plataformas.
A Semana teve continuidade à tarde com oficinas e o Cine-Cajor, atividades realizadas no campus Central da UEPG. Amanhã no período da manhã está programada uma nova palestra, “Dinheiro, fé e fuzil: o Brasil do crime e da religião sob investigação” e à tarde estão previstas novas oficinas e exibição cinematográfica pelo Cine-Cajor.
Texto: Nicolly Furman
Imagens: João Bobato