Nos dias 25 e 26 de outubro, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou o 32º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). O evento, que ocorreu na Central de Salas do Campus Uvaranas, é voltado à apresentação das pesquisas desenvolvidas no último ano, pelos acadêmicos da UEPG, para a comunidade externa e interna da instituição. Nesta edição, cerca de 800 pesquisadores, entre estudantes e professores orientadores, inscreveram trabalhos e 500 pesquisas foram registradas no Portal de Eventos da Universidade.
Acadêmicos que realizam pesquisas de Iniciação Científica ou na Pós-Graduação têm a possibilidades de contar com bolsa PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), BIC (bolsa de início científica) e também alunos sem bolsa de pesquisa (PROVIC). As pesquisas abrangem não só as Ciências Sociais Aplicadas, como o Jornalismo, mas também outras áreas de conhecimento como Ciências da Saúde, Agrárias, Exatas e Engenharias.
Vinicius Sampaio, aluno de Jornalismo e bolsista, apresentou sua pesquisa na última quarta-feira (25), sobre o jornal "A Notícia”. Ele relata que o EAIC é importante para a visibilidade dos cursos. “[O EAIC] ajuda a estimular novas pesquisas. Por exemplo, o trabalho que eu fiz, uma nova pesquisa foi sugerida após o fim da apresentação, fazendo comparativo com outros jornais de Ponta Grossa”, acrescentou o acadêmico.
O estudante de Direito e pesquisador do PROVIC, Gabriel Gravena, conta que faz a pesquisa, intitulada "Política e estética, entre Benjamin e Rancière", sem receber bolsa. “Eu gostaria de produzir no contexto de Iniciação Científica de qualquer maneira. Em conversa com meu orientador surgiu o tema e nós vimos a necessidade de uma pesquisa sobre, além de ser um tema que foge um pouco do que eu vejo nas minhas aulas.”
Texto: João Fogaça e Matheus de Lara
Revisão: Mel Pires
Supervisão: Cândida de Oliveira
Fotos: João Fogaça (1-3) e Matheus de Lara (4-6)