O Plenário da Câmara Municipal de Vereadores ficou lotado nesta noite (30), com o movimento da categoria de jornalista em favor da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Diploma. Esta é uma luta antiga que tem mobilizado a classe e estudantes em todo o Brasil.

A PEC foi aprovada pelo Senado em 2012, mas até hoje não foi votada na Câmara dos Deputados, trazendo consequências para a sociedade e à democracia brasileira, já que o jornalismo é uma peça fundamental para o processo democrático.

A obrigatoriedade do diploma foi retirada pelo STF em 2009, tendo como relator o Ministro Gilmar Mendes, e de lá para cá, os jornalistas têm se mobilizado para reparar este erro histórico, segundo declarou Marcelo Bronosky, diretor da Abej (Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo).

Durante o ato de hoje, várias lideranças do movimento e professores de universidades discursaram sobre a importância do diploma e a necessidade da população em se engajar na luta, que é de responsabilidade de toda a sociedade.

Fotos: Daniel Klemba, João Vitor Bobato, Larissa Caroline, Maria Cecília Mascarenhas e Matheus de Lara

JOO-BOBATO-
Joo-Bobato-1