Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), param as atividades nos Campus Central e Uvaranas, nesta terça-feira (22), com apoio do sindicato da categoria (SINDUEPG).
Além da paralisação, outras ações são realizadas com intuito de conscientizar a comunidade acadêmica e fortalecer a luta pela reposição salarial dos profissionais, a qual alcança uma defasagem de 42%, acumulada desde 2016. Uma forma de garantir esse reajuste seria a aprovação de mudanças, reivindicadas há tempos, do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), mas o governo estadual não encaminhou como havia sinalizado.
No período da manhã, professores do Setor de Ciências Sociais Aplicadas distribuíram panfletos e realizaram conversas com os acadêmicos sobre a revisão do plano. A professora de Serviço Social, Cleide Lavoretti, comentou a recusa do governo em negociar com os docentes e alertou para a possibilidade de greve. “O governo abriu diálogo com todas as categorias profissionais dos servidores menos com os professores. Hoje é a primeira mobilização, mas se o governo não se sensibilizar com as nossas pautas, a retomada da greve é uma opção”, afirmou.
À noite também teve conscientização e panfletagem no campus Central. (Foto: João Bobato)
No primeiro semestre do ano houve duas paralisações seguidas de um mês de greve, entre maio e junho. O movimento grevista foi interrompido pela expectativa de que o governo encaminhasse o plano de carreira para aprovação. Para o professor do curso de Jornalismo, Marcelo Engel Bronosky, a greve pode voltar caso o governo não encaminhe o PCCS. “Isso já transcorreu mais de 60 dias desde a suspensão do movimento grevista. O governo continua ignorante em relação a essa reivindicação e ao próprio compromisso que ele deu para a categoria. Essa ação é eficaz para mandar um alerta para o governo sobre a volta da greve”, completa Bronosky.
No decorrer do dia, outras atividades estão sendo realizadas, incluindo um Painel Temático sobre a Política Docente, que ocorre às 14h no Grande Auditório do Campus Central da UEPG e outra panfletagem para os acadêmicos do período da noite, com início às 18h30.
Fotos: Gabriela Denkwiski, Isabele Machado, Rafaela Conrado João Bobato.