Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), param as atividades nos Campus Central e Uvaranas, nesta terça-feira (22), com apoio do sindicato da categoria (SINDUEPG).

 

Além da paralisação, outras ações são realizadas com intuito de conscientizar a comunidade acadêmica e fortalecer a luta pela reposição salarial dos profissionais, a qual alcança uma defasagem de 42%, acumulada desde 2016. Uma forma de garantir esse reajuste seria a aprovação de mudanças, reivindicadas há tempos, do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), mas o governo estadual não encaminhou como havia sinalizado. 

No período da manhã, professores do Setor de Ciências Sociais Aplicadas distribuíram panfletos e realizaram conversas com os acadêmicos sobre a revisão do plano. A professora de Serviço Social, Cleide Lavoretti, comentou a recusa do governo em negociar com os docentes e alertou para a possibilidade de greve. “O governo abriu diálogo com todas as categorias profissionais dos servidores menos com os professores. Hoje é a primeira mobilização, mas se o governo não se sensibilizar com as nossas pautas, a retomada da greve é uma opção”, afirmou.

À noite também teve conscientização e panfletagem no campus Central. (Foto: João Bobato)

No primeiro semestre do ano houve duas paralisações seguidas de um mês de greve, entre maio e junho. O movimento grevista foi interrompido pela expectativa de que o governo encaminhasse o plano de carreira para aprovação. Para o professor do curso de Jornalismo, Marcelo Engel Bronosky, a greve pode voltar caso o governo não encaminhe o PCCS. “Isso já transcorreu mais de 60 dias desde a suspensão do movimento grevista. O governo continua ignorante em relação a essa reivindicação e ao próprio compromisso que ele deu para a categoria. Essa ação é eficaz para mandar um alerta para o governo sobre a volta da greve”, completa Bronosky.

No decorrer do dia, outras atividades estão sendo realizadas, incluindo um Painel Temático sobre a Política Docente, que ocorre às 14h no Grande Auditório do Campus Central da UEPG e outra panfletagem para os acadêmicos do período da noite, com início às 18h30.

 Fotos: Gabriela Denkwiski, Isabele Machado, Rafaela Conrado João Bobato.

 

Gabriela-05
Rafaela-4
Rafaela-3
Rafaela-2
Rafaela-1
Isabele-Machado-05
Isabele-Machado-04
Isabele-Machado-03
Isabele-Machado-02
Isabele-Machado-01

 

Adicionar comentário

Para que seu comentário seja publicado imediatamente, registre-se no site. Clique em Registrar e faça seu cadastro.


Código de segurança
Atualizar