O Sindicato dos professores e técnicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sintespo) e a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg) organizaram uma audiência pública em defesa das Instituições de Ensino Superior (IES). O evento teve participação de professores da UEPG e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), deputados estaduais, um deputado federal, vereadores, acadêmicos e secundaristas.
A professora do Departamento de Economia da UEPG, Augusta Pelinski Raiher, apresentou uma pesquisa que fez sobre a relação das universidades do Paraná com o desenvolvimento regional. Segundo a pesquisa, a cada R$1,00 investido em uma universidade, há um retorno de 4,00 para a economia.
A presidente da Seção Sindical dos Docentes (Sinduepg), professora Rosângela Petuba, foi mediadora da mesa e, em defesa das IES, afirma que: “não somos custos; somos investimento”. O principal foco dos debates, além da gratuidade das Universidades, foram os grandes impactos financeiros que as instituições públicas trazem à comunidade. Segundo o Deputado Estadual Márcio Pauliki, é o meio acadêmico que leva progresso à sociedade.
A audiência pública aconteceu no dia 19 de setembro, às 19h, no Grande Auditório na UEPG Campus Central. O evento faz parte de uma série de encontros convocados pela Frente Parlamentar em Defesa das Universidades, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Fotos: Ingrid Petroski