Os professores e as professoras da Universidade Estadual de Ponta Grossa entram em greve a partir de segunda-feira, 15 de maio, pelo reajuste da defasagem salarial acumulada desde 2016 e que chega a 42%. A decisão foi tomada em assembleia docente, realizada no grande auditório da UEPG central na tarde desta quarta, dia 10.

A professora do curso de jornalismo, Hebe Gonçalves, afirma que a greve é uma forma de pressionar o governo do estado a cumprir com os direitos da categoria, o que vai além do reajuste geral de 5,79% para todos os servidores estaduais, anunciado no final de março. Ela espera que a pressão aumente após a deflagração da greve ocorrer em outras universidades.

O atual presidente do Sindicato dos Docentes da UEPG (Sinduepg), professor Sergio Luiz Gadini, ressalta que a classe conta com o apoio dos estudantes nesta greve, para buscar alternativas de diálogo com o governo que possibilitem resolver a situação o mais breve possível.

Fotos: João Vitor Bobato e Pedro Moro

PEDRO-MORO-5