Em deliberação na assembleia da categoria, realizado hoje (25) à tarde, na Sede do Sindicato dos Professores (SINDUEPG), os docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa aprovaram, por unanimidade, indicativo de Greve a partir de maio, acompanhando o que já foi decidido em outras universidades do Paraná.

A luta dos professores é pela reposição salarial de 42%, novo Plano de Carreira (em apreciação pelo Governo Ratinho), concurso público para docentes, melhoria nas condições de trabalho e fim da Lei Geral das Universidades (LGU).

A situação da categoria, como foi relatada pela diretoria e líderes docentes é complicada e só com a luta e a união dos professores pode-se reverter esse quadro de penúria. Um quadro de abandono, por parte do governo, que não investe em educação e que vem trabalhando no desmonte das universidades públicas. “O que estamos colocando na mesa é a palavra GREVE”, observa Marcelo Bronosky, ex-presidente da entidade. O movimento está em construção e deve ganhar consistência nos próximos dias, com a adesão de novos docentes.

O presidente interino do SINDUEPG Sérgio Gadini aponta a importância da mobilização para os docentes, “Enquanto a eleição do sindicato é organizada, o processo foi deflagrado e já na próxima segunda-feira (01) deverá ser organizado um evento na universidade para mobilizar a classe e conscientizar sobre a importância do movimento reivindicatório”.

Hebe Gonçalves, professora do Curso de Jornalismo, diz que o professor está empobrecendo. Explica que o poder de compra dos salários perdeu muito nos últimos anos de governo Ratinho e Beto Richa. “É só entrar no supermercado para constatar esta situação de desgaste dos nossos salários.”, declara Hebe.

Rosangela Petuba, que também já foi presidente do SINDUEPG, explica que a proposta de reformulação da Carreira, um dos pontos apresentado na assembleia, é importante e deve fazer parte da luta dos professores, pois isso contribui para repor parte os salários que a categoria perdeu ao longo desses últimos anos.

Fotos: Carlos Alberto de Souza

CAPA-SITE-CARLOS-ALBERTO-DE-SOUZA-1