A XI Jornada Paranaense dos grupos PET, a Joparpet reune o Programa de Educação Tutorial (PET) do Paraná para discutir assuntos, formular propostas e orientações para os PETs. Em 2017 o tema é “História e valores na construção de uma identidade”. O encontro acontece na Universidade Estadual de Ponta Grossa, entre os dias 7 e 10 de setembro. O PETs da UEPG junto com o PET de engenharia química da UTFPR organizam o evento. O encontro traz alunos e professores das universidades do estado, como UEM, UEL, UFPR, UTFPR, Unicentro e Unioeste.

O participante do PET química da UEPG, Thiago Cruz faz parte da organização do evento e explica sobre o programa. “O programa aborda os três pilares da universidade, ensino, pesquisa e extensão. Os alunos são orientados por um tutor e fazem projetos junto com a comunidade, pesquisa científica e na parte educacional”, afirma Thiago Cruz.

A acadêmica de engenharia florestal da UTFPR e petiana, Camila Kreczkiuski estuda em Dois Vizinhos e veio até Ponta Grossa para o encontro. “Ajuda a se expressar melhor com o público e comunidade” explica, Camila Kreczkiuski, sobre a importância do projeto.

O acadêmico de engenharia florestal da UTFPR e petiano, Cristian Canonico participa do PET há um ano e seis meses. “O evento é para melhoria do projeto, por isso temos que tratar com seriedade” relata Cristian Canonico.

Segundo o Ministério da Educação, existem 842 grupos PETs no Brasil em 121 Instituições de Ensino Superior. Qualquer área de conhecimento pode ter um programa ou pode ser interdisciplinar, como o de agricultura familiar. Na UEPG, cinco cursos são contemplados com o programa: Licenciatura em História e Química, Bacharelado em Química, História e Engenharia de Alimentos.

Fotos: Ingrid Petroski

IMG8869