Por reposição salarial de 42%, valorização profissional e contratação de professores, os docentes da Universidade Estadual de Grossa (UEPG) fazem, durante todo o dia de hoje, paralisação das atividades com a finalidade de alertar o governo sobre a disposição da categoria para a luta contra o arrocho salarial, desmonte das universidades Estaduais e precarização do ensino.

Dados do Sinduepg dão conta de que há 7 anos, o Estado não respeita a data base da categoria, impondo aos servidores perdas salariais enormes. Na parte da manhã houve panfletagem nos portões de entrada do campus Central e de Uvaranas para conscientizar a comunidade acadêmica e a população sobre a situação na educação estadual.
Na parte da manhã aconteceu também, no Grande Auditório da UEPG, Centro, o Painel "Presença e permanência da Universidade Pública Brasileira", com os professores doutores Clécio Ferreira Mendes, Silvana Oliveira e Névio de Campos.
Na parte da tarde, conforme programação do Sinduepg, dentre as várias atividades está previsto (17h) o Ato Público pela Revogação do Novo Ensino Médio. A atividade acontece no Ponto Azul – Praça Barão do Rio Branco, frente ao Colégio Regente Feijó. E, no final da tarde, na sede do SINDUEPG, haverá a projeção da Live "Reposição salarial e defesa das Universidades Públicas do Paraná", com debates sobre o atual momento das instituições educacionais e universitárias do Estado.

Fotos: Carlos Alberto de Souza

CAPA-paralizaco-professores-2023