Na primeira etapa da oficina os estudantes aprenderam a manusear câmeras analógicas, além de aprenderem como o dispositivo funciona
Alunos do Projeto de Extensão Fotorreportagem UEPG (Foca Foto) começaram hoje (04) a participar da oficina sobre fotografia e revelação de imagens em laboratório analógico. Nesta primeira aula, sob a coordenação de Taís Maria Ferreira, técnica multimídia do Departamento de Jornalismo da universidade, os estudantes tiveram noções sobre o funcionamento das máquinas analógicas, bem como aprenderam a colocar filmes no equipamento fotográfico.
Os alunos foram divididos em dois grupo para facilitar a transmissão dos conhecimentos e das técnicas laboratoriais. Depois desta etapa inicial, os acadêmicos saem a campo para fotografar, registrar cenas da cidade de Ponta Grossa. Terminada a fotografarem, vão ser orientados a revelar seus filmes em um laboratório escuro, próprio para o manuseio do material e, posteriormente, fazer a revelação das imagens em papel. Segundo Taís, a oficina “é uma oportunidade que os estudantes têm para conhecer a origem da fotografia e ver a imagem surgir como um passe de mágica, ao entrar em contato com o revelador", afirma.
As atividades vão ser acompanhadas pelo coordenador do projeto, professor Carlos Alberto de Souza e pelo supervisor, professor Paulo Rogério de Almeida, que irão analisar as produções. O projeto, inclusive, têm a intenção de expor os trabalhos na universidade.
Fotos: Tais Maria Ferreira