A abertura do evento ontem (03) foi marcada por debates sobre a relação entre arte e ciência, com o objetivo de promover reflexões sobre esses temas e o estabelecimento de parcerias entre diferentes departamentos e áreas do conhecimento.

O professor de química Matheus Gonçalves Nascimento explica que o evento, em sua segunda edição, possuiu proposta diferente de outros encontros científicos, por razões da própria concepção e por revolucionar os métodos de compreender e ensinar. “Estamos acostumados com aqueles eventos tradicionais, em que sentamos, ouvimos e vamos embora”, comenta. A proposta deste workshop é apontar para os novos paradigmas de ensino, de compartilhar o conhecimento que transformam a realidade educacional por meio da inter e transdiciplinaridade. Eventos desse tipo, observa Nascimento, ajudam os professores a rever as formad de ensinar na atualidade. “Como professor, pude ver que eu posso trabalhar, de diversas formas, sem limitação quanto ao conteúdo que preciso repassar aos alunos. Nós escolhemos fazer o melhor e de maneira mais dinâmica”.

Conforme Josie Agatha Parrilha da Silva, professora doutora do Departamento de Artes e organizadora do workshop, o resultado da ação tem sido bom. Futuramente, acredita, esse tipo de abordagem irá gerar frutos importantes ao sistema de ensino, extensão e pesquisa na universidade. “O evento, com certeza, atende as expectativas, porque um workshop normalmente possui caráter difusor, em que os grupos envolvidos nos debates contribuem para ampliar as discussões, os conhecimentos e as estratégias para aprimorar o conhecimento em vários campos do saber, fazendo avançar a ciência e os processos de aprendizado.

Na parte final do evento de abertura do workshop houve a apresentação do Coro Infanto-Juvenil Tons e Cores, que interpretou músicas populares brasileiras com um toque de graciosidade e fofura. O coro encerrou com chave de ouro esse primeiro dia evento que se estende até setembro com a realização de outras mesas redondas, oficinas e apresentações culturais.

Próximos debates

18/08- Criatividade na Arte e na Ciência (19H)
Convidados: Dra Josie Aghata Parrilha da Silva (UEPG) e Dra. Leila Ines Follmann Freire (UEPG)
Mediadora: Dra. Adriana Rodrigues Suarez (UEPG)