O Observatório Astronômico da UEPG promoveu na quarta-feira (20), o evento Noite com as Estrelas - "Sistemas Binários: Vida e Morte de Estrelas Irmãs", com palestra ministrada pelo doutorando do Observatório Nacional, Danilo Ferreira da Rocha.
A palestra, na 2ª edição do evento em 2022, contou com a presença da comunidade acadêmica e de entusiastas da astronomia. Durante a exposição, o doutorando do Observatório Nacional, explicou o funcionamento dos Sistemas Binários das Estrelas e do seu objeto de estudos, as Estrelas Be.
Após a explicação, Ferreira respondeu às questões levantadas pelos participantes. Na sequência, a comunidade teve a oportunidade de observar as estrelas, utilizando telescópios, com o suporte dos membros do Observatório, além de receberem explicações e aprenderam sobre curiosidades acerca do universo. O telescópio de maior destaque estava voltado para o aglomerado aberto de estrelas “Caixa de Jóias”.
O chefe do Departamento de Geociências, Marcelo Emílio, destaca a necessidade em divulgar os trabalhos feitos na instituição para a população. “A comunidade, ao frequentar as palestras, passa a valorizar o trabalho e reconhecer o que é feito. Eventualmente podemos despertar carreiras científicas, das crianças e dos alunos presentes”, comenta. Para o acadêmico de licenciatura em Geografia, Leonardo Soares, os eventos no observatório são essenciais para redução do pensamento negacionista. “Os fundamentos - terra plana, terra oca - nasceram justamente por conta do afastamento científico da população.”, evidencia.
O Observatório Astronômico retoma os eventos de maneira gradativa, após a pandemia de COVID-19. Os eventos de observação e palestras acontecem uma vez ao mês de maneira gratuita e são abertos ao público.
Fotos: Betania Ramos e Laura Urbano