A Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESOL), em parceria com a Feira de Economia Solidária da UEPG (FESU), promoveram nessa quinta (21) a Feira Julina e o Clube de Trocas. Os eventos aconteceram na entrada do bloco B e na praça do Campus Central da UEPG.
Foto: Laura Urbano
A Feira Julina contou com a venda de comidas típicas como canjica, pipoca, brigadeiro de paçoca, quentão (sem álcool) e o tradicional bolo de Santo Antônio e a venda de correio elegante. Os empreendedores incubados pela IESOL também puderam comercializar as suas produções.
Durante a tarde, a IESOL mediou o Clube de Trocas. Momento em que os participantes - alunos, professores, colaboradores, empreendedores e comunidade externa - puderam colaborar uns com os outros e trocar objetos, comidas e roupas. A atividade tem como objetivo demonstrar os valores da Economia Solidária e salientar a atenção na valorização humana acima do lucro.
A técnica da IESOL, Manuela Brasil, explica que na economia solidária há respeito com o empreendedor e com o produto. "Todo produto da feira é sustentável, não é fruto de exploração, nem da natureza,nem do ser humano", comenta. Para a participante da Associação de Feirantes de Economia Solidária (AFESOL), Maria Alice, o apoio e participação da comunidade é fundamental. "A comunidade divulga os nossos produtos e sempre nos ajuda quando precisamos", destaca.
A Feira de Economia Solidária da UEPG (FESU) acontece às quintas-feiras, a partir das 8 horas, na entrada do Bloco B. Já o próximo Clube de Trocas deve acontecer no dia 16 de agosto, às 13h15, no pátio do Campus Central.
Fotos: Laura Urbano (02, 03, 05, 06 e 07) e Lucas Veloso (01, 04, 08, 09 e 10).