De 29 de março a 02 de abril, o Curso de jornalismo, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realiza a terceira edição do ciclo “Descomemorar Golpes”.
A ideia é retratar a história de outra maneira, identificando os episódios políticos bárbaros que não valem a pena ser lembrados, mas que acabaram marcando a vida do país. Períodos em que democracia deixou de existir.
O primeiro ciclo aconteceu em 2019. Por causa da pandemia da Covid-19, a segunda edição aconteceu em março de 2021 e de forma remota. O ciclo tem a parceria de setores e programas de mestrado da universidade, em diferentes áreas de desenvolvimento e dialoga com setores de pesquisas em Ciências Sociais e Humanas. O Ciclo procura refletir sobre problemas vividos no Brasil e que afetaram politicamente a maioria da população
O evento é promovido pela Agência de Jornalismo e pelo Departamento de Jornalismo da UEPG e conta com o apoio do Programa Pós Graduação em Jornalismo; Mestrado Profissional em História; e dos programas de Pós-Graduação em Educação; em Estudos da Linguagem; em Geografia. Tem o apoio também do Projeto de extensão Cultura Plural, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais e da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Programação
29/03- 17h
Mostra Documental (Cultura Plural)
Local: Bloco A Campus Central UEPG, Porta A-17
Coordenação: Karina Woitowicz
30/03- 20h
Marcos do Regime Militar no cotidiano dos paranaenses
Painelistas: Angela Ferreira e Carla Luciana Silva (Unioeste)
Mediação: Paulo Mello
31/03- 20h
Registrar desrespeitos e denunciar agressões em defesa das lutas coletivas
Painelistas: Aluízio Palmar, Miliandre Garcia, Regis Clemente da Costa.
Mediação: Sérgio Gadini
02/04- 20h
Diálogo pós exibição do filme “Marighella”
Local: Espaço cultural Pré-assentamento Emiliano Zapata (MST em PG)
Coordenação: Hebe Gonçalves