WhatsApp Image 2022 03 11 at 10.13.42

Após quase dois anos de atividades remotas e reuniões online, o Projeto Fotorreportagem UEPG (Foca Foto) retorna a atuação prática presencial. A primeira reunião após o retorno aconteceu na última quinta-feira (10) e contou com a presença de 10 alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do curso de Jornalismo.

O calouro de Jornalismo, João Iansen, entrou no curso e no projeto em 2021 durante o isolamento e, até então, só havia participado de reuniões por vídeochamada. Ele afirma que “a reunião presencial ajudou a aproveitar melhor tudo que é passado. O contato mais direto com os professores e os colegas fez com que as discussões fossem melhores e mais proveitosas, pois a gente realmente interage, não é apenas na tela do computador como era no ensino remoto”, diz o estudante. João ainda destaca estar animado para realizar as atividades presenciais do projeto. “Através do Foca temos um contato mais direto a prática do curso, para além do que é trabalhado nas disciplinas. Sei que a experiência com os trabalhos do foca somarão ainda mais para o meu aprendizado na área.”

Durante a reunião, pautas esportivas, gerais, culturais e sociais foram debatidas e selecionadas pelos alunos que, a partir de agora, poderão produzir presencialmente. Além os textos nos locais dos eventos, a autorização do retorno prático permite que os participantes do Foca realizem fotografias para as matérias, assim como ensaios fotográficos, portfólios e outras produções visuais. A acadêmica Amanda Martins, afirma estar ansiosa para realizar as atividades fotográficas com diferentes temáticas. “Quando entrei no projeto o que me atraiu foi o contato com a fotografia, mas durante o isolamento ficamos muito limitados. Apesar do nervosismo, pois faz dois anos que não tinha contato com uma câmera profissional, estou muito animada para sair e fotografar, espero cobrir mais eventos e adquirir mais experiência como fotógrafa.”

Para o estudante Kadu Mendes, que participa do Foca desde 2020 e chegou a realizar coberturas presenciais antes da pandemia, o período remoto trouxe grandes aprendizados, que agora espera unir com as oportunidades que somente a produção no local proporciona. “Na pandemia precisamos realizar a apuração totalmente à distância e as atividades no Foca me ensinaram a praticar o jornalismo mesmo sem estar no local, o que exige uma checagem muito mais precisa, agora vou poder unir isto com tudo o que a apuração presencial permite”, afirma.

O projeto Foca Foto realiza atividades que procuram estimular os alunos a aprimorar a prática fotográfica e cobertura jornalística através da produção de exposições, saídas de campo e a despertar o interesse pelos trabalhos de caráter social. Além de continuar trabalhando pelo fotojornalismo, o grupo Foca Foto desenvolve pesquisas e ebooks. Apesar de já estar realizando atividades, o projeto está aberto para ingresso de participantes da graduação durante todo o ano.

Foto: Rafael Kondlatsch