O Departamento e o Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa promovem a partir desta segunda-feira, estendendo-se até o próximo dia 29 de outubro, o 24º Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação. O evento, já tradicional na UEPG, será realizado de forma remota através do Google Meet, em razão da pandemia do Coronavírus.

Nesta edição, o tema central será Conflitos, Desigualdade Social e Informação. Estão programadas a apresentação de 5 mesas temáticas, totalizando 24 trabalhos, além de duas palestras e o lançamento do Livro Extensão Universitária e Jornalismo: caminhos coletivos, organizado pelos professores Marcelo Engel Bronosky, Ivan Bomfim e Muriel Amaral, professores do Departamento de Jornalismo da UEPG. O lançamento acontece na próxima quarta-feira a partir das 19 horas.

O Seminário de Inverno surgiu em 1997 como um espaço de diálogo acadêmico com o objetivo de apresentar os resultados de trabalhos de pesquisa em jornalismo e/ou comunicação e incentivar a discussão em torno de tais investigações. De lá para cá, o evento foi ganhando corpo na medida em que aumentou o incentivo do curso à pesquisa e também em decorrência da consolidação do Mestrado em Jornalismo e da formação de novos grupos de pesquisa no curso.

A professora Karina Janz Woitowicz comenta que o evento se tornou um momento de integração entre a graduação e o mestrado do curso de Jornalismo da UEPG. Karina afirma que o Seminário é bastante relevante, “são espaços de formação além da sala de aula, que possibilitam o contato com algumas discussões que nem sempre a gente consegue fazer dentro das disciplinas”.

Para a acadêmica do segundo ano de Jornalismo da UEPG, Janaina Cassol, o evento é inspirador e permite ver as produções e inovações de outras pessoas. Ainda segundo a estudante, a semana é uma forma de incentivar os estudantes a produzirem e acompanharem as produções realizadas no departamento e em outras áreas. “Acompanhando as apresentações dos colegas, aprendemos além da grade curricular ", completa Janaina.

A estudante vai apresentar os resultados de sua pesquisa no dia 27. Com orientação do professor Carlos Alberto de Souza, Janaina realizou uma análise nas capas das revistas Veja e Isto é, mostrando o processo de construção da imagem do presidente Jair Messias Bolsonaro durante o início da epidemia do coronavírus, nos meses de fevereiro a junho.

Para a inscrição como ouvinte é necessário enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome completo e CPF. Somente com este cadastro, o inscrito terá acesso à sala, além de receber certificado.

Programação:

1º dia:
● Palestra de abertura (2ª-feira, 25/10/21, 19h) – Dr Marcus Assis Lima (UESB): Política nas redes sociais em fake news como discurso
● Desigualdades, relações de gênero e perspectivas transformadoras (2ª-feira, 25/10, 20h)
● A (in)visibilidade das vítimas de violência sexual nas manchetes de jornais (Andressa Oliveira e Flávia Mota)
● A decolonialidade nas práticas editoriais dos portais feministas Catarinas e Nós, Mulheres da Periferia (Karina Woitowicz e Jaqueline Silva)
● Dados quantitativos sobre estudos de gênero e sexualidade no jornalismo em teses e dissertações entre 1995 e 2019 (Barbara Popadiuk e Lucas Cabral)
● Contribuições e atualidade de Paulo Freire nos Estudos em Comunicação: uma reeleitura no centenário do patrono da Educação no Brasil (Hebe Oliveira)

2º dia:
● Diálogos sobre estratégias editoriais em Jornalismo (3ª-feira, 26/10, 19h)
● Relatos sobre a rotina de trabalho dos jornalistas no jornal O Estado de São Paulo durante a pandemia da covid-19 (Vinícius Sabino e Gustavo Camargo)
● Características do consumo de jornalismo pela plataforma de streaming audiovisual Globoplay (Marcia Valenga e Graziela Bianchi)
● Hannah Arendt e os estudos em Jornalismo: diálogos possíveis (Muriel Amaral e Paula Rocha)
● Jornalismo investigativo ou jornalismo sobre investigações? Uma análise das reportagens do Grupo de Investigação do GZH (2020-2021) Cintia Xavier e Vitor Santos)
● ‘Não é momento’: enquadramentos noticiosos da Copa América 2021 no portal g1 (Ivan Bomfim e Adriele Silva)
● O discurso jornalístico como fonte de verdades inquestionáveis (Vitor Evangelista)
● De ‘cringe’ a ‘cool’: categorização do jornalismo no Instagram stories a partir do Drops/Estadão (Petronilio Ferreira e Ivan Bonfim)

3º dia:
● Lançamento editorial (4ª-feira, 27/10, 19h): livro Extensão Universitária e Jornalismo: caminhos coletivos (UEPG, 2021).
● Versões editoriais na era da pandemia (4ª-feira, 27/10, 20h)
● A pandemia do Covid-19 no Brasil a partir das notícias de diários de três países do Cone Sul (Sérgio Gadini e Emanuelle Salatini)
● A pandemia na imprensa do Interior do Paraná: Uma análise das marcas da pandemia nos jornais Diários dos Campos, Tribuna do Norte e Umuarama Ilustrado (Marcelo Bronosky e Eder Wehrholdt)
● A construção da imagem do presidente Jair Messias Bolsonaro nas capas da revista Veja e IstoÉ durante a pandemia da COVID-19 (Janaina Cassol e Carlos Souza)