O Nono Workshop Paranaense de Arte e Ciência: Imagens do Brasil, realizado na última sexta-feira (08), promoveu o lançamento de quatro e-books. A divulgação ocorreu de forma remota, através de uma live no Facebook ministrada pela professora do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Josie Agatha Parrilha da Silva, também coordenadora do projeto, e de demais convidados.

Um dos livros que tiveram seu lançamento foi a terceira edição do Foto&Poema: Imagens do Brasil, realizado pelo grupo de Fotorreportagem (Foca Foto) em parceria com o Departamento de Artes da UEPG. Carlos Alberto de Souza, professor do Departamento de Jornalismo da UEPG e um dos coordenadores do e-book, contou ser uma imensa satisfação trazer o terceiro volume do projeto. “Esse trabalho já vem sendo realizado há três anos seguidos”, comenta o professor. “Essa é uma obra muito relevante por suas poesias e produções fotográficas, além de envolver alunos e professores em sua construção”, comenta Carlos Alberto. A terceira edição do e-book contou com diversas participações.

Para o professor Paulo Rogério de Almeida, do Departamento de Estudos da Linguagem, da UEPG, a ideia do e-book acabou surgindo durante uma conversa e se tornou algo muito interessante de se concretizar “A professora Josie nos apresentou a ideia, aprovamos e foi algo muito legal”, conta o professor. “Houve um acolhimento muito grande, não somente de acadêmicos, mas também de professores”, comenta Paulo Rogério.

Durante a live na página Mestrado UEPG, foram apresentados mais três livros, Arte, Conhecimento e Produção: As oficinas do programa INTERARC, Pós-Graduação em Tempos de Pandemia: caminhos e conexões, e Imagem diálogos e interfaces interdisciplinares. Todos os e-books lançados durante a lIive foram produzidos de forma remota e buscam retratar sobre o ensino, a importância de atividades extensionistas e áreas de pesquisa proporcionadas pela universidade para seus graduandos e pós-graduandos.

Os livros estarão disponíveis no site da Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais. O download é gratuito e pode ser realizado por todos da comunidade acadêmica e de fora dela que se interessarem pelos temas.

Fotos/Divulgação: Live do Evento

Fotopoema3