WhatsApp Image 2021-09-14 at 10.51.05.jpeg

Está programado para início de outubro a realização do IX Workshop Paranaense de Arte-Ciência /7th International Meeting on Art-Science com o tema "Imagens do Brasil", em comemoração ao bicentenário de nascimento do fotógrafo, de nacionalidade francesa, Jean-Victor Frond (1821-1881), que buscou documentar as terras brasileiras, publicando o livro "Brésil Pittoresque" (Brazil pittoresco), com texto de Charles Ribeyrolles.

A obra representa o primeiro livro de fotografias realizado na América Latina, expondo registros fotográficos da escravidão, da vida rural e de paisagens do Rio de Janeiro. Esta comemoração servirá de inspiração para a reflexão de imagens do Brasil atual, buscando relacionar arte e ciência.
O evento, realizado de forma remota entre os dias 04 e 08 de outubro próximo, contará com palestras, mesas-redondas, oficinas, mostra de vídeos e fotografias, bem como comunicações de trabalhos científicos. A inscrição de trabalhos está aberta até o dia 20 de setembro. Os textos selecionados serão publicados em um número especial da Revista Vitruvian Cogitationes, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM, da Universidade Estadual de Maringá - UEM.
A organizadora do evento, professora Josie Agatha Parrilha da Silva, do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, observa que o evento é aberto à comunidade e que as inscrições para ouvintes ficam abertas até o dia 4 de outubro.
As submissões e as inscrições devem ser realizadas na página do evento, onde também os interessados podem encontrar informações sobre as normas para submissão de trabalhos.