O Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR) promove a XVI Semana de Integração e Resistência, que iniciará dia 24 e irá até 27 de agosto. Ministrado em lives e oficinas no YouTube e Google Meet, o evento é gratuito e aberto ao público.
A Semana busca promover debates sociais referentes ao tema desta edição “Brasil desgovernado as crises sanitárias, instabilidades institucionais e as implicações para o jornalismo”. A coordenadora do curso de Jornalismo da UEPG, Graziela Bianchi, comenta que o evento realizado desde 2005 é uma forma de relembrar o protesto de 2004 que ficou marcado na história da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Na ocasião, os alunos acamparam em frente ao campus central por um mês, protestando contra o pouco investimento do então governo. O curso estava em condições precárias, principalmente pela falta de professores, estrutura e falta de equipamentos.
Pelo segundo ano o evento será realizado de forma online por conta da Covid-19. Segundo Graziela, o evento ocorrendo de forma remota, traz a oportunidade de conversar com pessoas que não estariam no presencial, por conta de dificuldades de deslocamento, financeira e hospedagem.
Durante os dias 25 a 27, serão realizadas oficinas, que ocorrerão às 10 horas através da plataforma do Google Meet. A coordenadora Geral do Cajor, Ana Luiza Bertelli Dimbarre, reforça que o tema das oficinas vem através de uma demanda dos próprios estudantes, pois são assuntos pouco abordados no curso.
Além das oficinas, o evento também possui lives que contam com a participação de convidados especiais. As transmissões estão marcadas para acontecer no Youtube do CAJOR, durante os dias 24, 25 e 26 às 19 horas.
Graziela reforça, que é um evento dos estudantes, pensado pelos estudantes. Entre as principais conquistas da Semana, estão o laboratório de telejornalismo e equipamentos para o departamento.
Durante o evento haverá lista para que os estudantes confirmem presença, pois será emitido um certificado de no total de 12 horas, para quem participar de todas as atividades.
É possível acompanhar mais informações e divulgações do evento através do Instagram @cajoronline.
Fotos Divulgação: Centro Acadêmico João do Rio