O Coletivo de Estudos e Ações Indígenas (CEAI) ministrou oficina teórico-prática aos alunos de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A oficina Jornalismo e Racismo contra indígenas é resultado de pesquisas realizadas pelo acadêmico Teodoro dos Anjos, aluno do quarto ano de Jornalismo. A atividade realizada em dois dias foi coordenada pela professora Letícia Fraga, do departamento de Letras da UEPG.

As aulas foram ministradas nos dias 09 e 16 de julho por Teodoro e Eliana Souza, representante do povo Tremembé de Almofala. A proposta teve por objetivo conscientizar os graduandos sobre o racismo na grande mídia e oferecer informações em uma perspectiva indígena, para que os participantes pudessem refletir sobre as práticas jornalísticas que fomentam o racismo. “Oportunizamos o debate e oferecemos uma perspectiva na qual esses jovens jornalistas podem se aprofundar e buscar outros conhecimentos”, explica Eliana.

Teodoro espera que os futuros jornalistas tenham mais responsabilidade na produção de suas matérias jornalísticas, prestando mais atenção aos termos utilizados na construção de seus textos. Defendeu a necessidade da pluralidade de fontes: “É importante ouvir o máximo de pessoas possíveis e de diferentes realidades”

Os participantes tiveram a oportunidade de realizar exercício prático, analisando textos jornalísticos produzidos pela mídia hegemônica e por veículos indígenas. Aproveitaram a oportunidade para uma atividade de reescrita, aplicando ao texto os conhecimentos ministrados nos dois encontros. Kauan Ribeiro, um dos inscritos, comentou: “as discussões e apresentação de reportagens, abriu minha visão sobre o assunto”. Elizabeth Fernandes, estudante do primeiro ano de Jornalismo da UEPG, considera que este tipo de oficina “contribui para a formação de um profissional, além de ensinar o tratamento correto e respeitoso que deve ser utilizado”, na hora de escrever uma notícia ou reportagem sobre os povos indígenas.

O grupo organizador planeja escrever um resumo expandido sobre a atividade para apresentar os resultados aos alunos de Jornalismo e Letras da UEPG.