O ano letivo mal começou para os novos alunos do Curso de Jornalismo da UEPG, mas eles já têm propósitos importantes na universidade. Um deles é aprender fotografia e fotojornalismo. Por isso, decidiram integrar a equipe do Foto Foto, que atua há 11 anos com jornalismo na cidade. Até o momento cinco acadêmicos, que recentemente ingressaram na UEPG, já se filiaram ao projeto de extensão que faz coberturas jornalísticas e fotográficas em várias áreas (Social, Esporte, UEPG e Geral). O projeto também proporciona aos acadêmicos (as) conhecimentos e pesquisas na área da imagem. Para dar as boas-vindas a esses alunos, o projeto resolveu abrir espaço à divulgação de seus primeiros trabalhos.

Como a universidade está em ensino remoto e os alunos ainda não podem acessar os equipamentos do laboratório fotográfico, a coordenação do Foca Foto sugeriu a produção de fotolegendas, com o uso de celular, para a iniciação na área extensionista. Esta é a tônica do momento. O jornalista precisa entender que o aparelho é um dispositivo importante para o registro de acontecimentos jornalísticos. E, os fotógrafos, de maneira geral, usam o equipamento toda vez que precisam retratar um fato, mas não estão com a sua máquina fotográfica profissional em mãos. Quantos acontecimentos no mundo, a gente passa a ter acesso, porque alguém resolveu acionar a máquina fotográfica de seu celular.
Depoimentos:
João Victor Iansen Gomes - Pretendo aproveitar a nova atividade: “quero absorver o máximo de conhecimento possível, conseguir experiência com textos, fotos e pautas diversas. Busco aprender com veteranos e professores de uma forma mais prática, para melhorar muito e aprender mais como ser um jornalista de fato. Estou muito animado com o que o projeto oferece, de forma mais ampla e prática.
Amanda Bassani Dal´Bosco - “Minhas expectativas no Foca Foto são as melhores possíveis! Espero além de fazer colegas, encontrar amigos. Além de tudo, buscar conhecimento e evoluir sempre. Apesar de eu ser mais próxima dos esportes, desejo ampliar meus horizontes e poder ajudar no que for possível”.
Gabriela Oliveira - "A minha expectativa no projeto de extensão Foca Foto é de aprender a produzir textos e fotos jornalísticas, conhecer pessoas, ouvir e contar histórias. Além disso, pretendo sair da minha zona de conforto e superar a minha timidez."
Kauan Ribeiro – “Ter mais conhecimento de como fazer jornalismo na prática, adquirir experiência na profissão, aprender também sobre jornalismo esportivo."
Júlia de Oliveira Andrade - "Fico muito feliz em entrar no projeto de extensão Foca Foto, pois entrei em Jornalismo por causa da fotografia e aprender mais sobre a fotografia jornalística é um dos meus objetivos no curso! Acredito que a foto é muito mais do uma simples imagem, é uma forma de eternizar um momento!"

2Gabriela-Oliveira

"Árvores e pedaço do céu em uma bela manhã". Foto: Gabriela Oliveira

Jlia-de-Oliveira-Andrade---Nascer-do-sol-em-Ponta-Grossa-proximo-das-seis-e-meia-da-manh-Sol-que-invade-a-janela-da-sala-e-energiza-o-dia-que-comeca1

"Nascer do sol em Ponta Grossa, próximo das seis e meia da manhã. Sol que invade a janela da sala e energiza o dia que começa!" Foto: Júlia de Oliveira