Foto: Divulgação UEPG

Uma cartilha escrita pelos professores Carlos Alberto de Souza e Sergio Luiz Gadini, para ajudar na orientação dos estudantes que devem fazer o estágio obrigatório este ano, foi lançada na última semana. Para explicação do manual, os estudantes do 4º ano de Jornalismo da UEPG foram convocados para uma reunião online em conjunto com professores do Departamento do curso. A reunião, marcada para às 18h30 desta quarta-feira (16/02), servirá para esclarecimentos de dúvidas por parte dos alunos e também para eventuais conselhos dos professores.

Nas últimas semanas, a Coordenação de Estágio do curso busca orientar os estudantes com o envio de documentos e materiais necessários para a regularização do estágio. De acordo com o professor Carlos Alberto de Souza, a pandemia dificulta o esclarecimento de dúvidas, já que os encontros presenciais seguem suspensos. “Este ano, por causa da pandemia, o processo foi muito confuso. Teve aluno no final do estágio que ainda não tinha assinado o contrato de estágio. Resolvemos criar o manual Passo a Passo para facilitar a vida do estudante. Além disso, agora todo processo deve ser encaminhado via Processo SEI para a efetivação do estágio (no início) e também na etapa da conclusão e validação do estágio”, explica o professor.

Ainda segundo Souza, a primeira medida que o aluno deve tomar na busca por uma vaga de estágio é verificar se a empresa tem convênio de estágio com a UEPG e se há jornalista formado para supervisioná-lo. Além disso, é importante ressaltar que os estágios não podem ter mais de 4 horas diárias, de segunda a sexta-feira.

A estudante Emanuelle Benício já encontrou vaga de estágio e está em processo de regularização. De acordo com Emanuelle, a expectativa é finalizar a regularização dos documentos até a próxima semana. Para a estudante, é necessário que o aluno esteja disposto a estagiar em diversas áreas da comunicação. “Encontrar um estágio não é muito fácil, principalmente quando você está em um curso integral em que há dificuldades em relação ao horário. No quarto ano, por ser obrigatório, pelo menos no tempo você consegue ter a viabilidade. Em Ponta Grossa, na área específica do jornalismo são poucas opções, então acho que o estudante tem que estar aberto a outros conhecimentos, como dentro da assessoria e marketing”, afirma.

Segundo o estudante Vitor Almeida, que ainda procura uma vaga para estagiar, a reunião online será importante para que os estudantes realizem o passo a passo da regularização. “É importante que a gente faça o estágio de maneira regulada, porque isso é uma valorização para aqueles que estão ingressando no estágio obrigatório e também para os profissionais que já são formados. No futuro, nós seremos profissionais formados e terão outros estudantes procurando vaga de estágio. Por isso é importante que haja essa normatização de horários, de vínculos e de profissionais supervisionando”, analisa Almeida.

A recomendação da Coordenação de Estágio/Jornalismo é que o estágio tenha duração de quatro meses para que assim se abram vagas no começo do semestre seguinte aos novos estudantes. Por enquanto, no período da pandemia, ainda são aceitos estágios em Jornalismo em outras cidades, inclusive fora do Estado do Paraná. Entretanto, com um possível retorno das aulas presenciais, esses estágios, que não estiverem concluídos, necessariamente terão que ser transformados em trabalho remoto. Por isso, de acordo com os professores, é importante conversar sobre essa possibilidade com a empresa contratante.

Os estágios em Jornalismo já podem ser regularizados. A data de início oficial das regularizações foi no dia 31 de maio/2021, quando oficialmente iniciou-se o ano letivo. Todos os estudantes são obrigados a regularizar a vaga de estágio junto à UEPG e ao Departamento de Jornalismo da universidade. O encontro virtual será realizado pela plataforma Google Meet. A previsão é de que a reunião tenha duração de, no máximo, uma hora e meia.