O Grupo de Pesquisa e Extensão Fotorreportagem UEPG (Foca Foto) participou da escrita de um livro que será lançado para comemorar os 35 anos de extensão e do curso de Jornalismo da UEPG. O e-book deve ser lançado ainda neste semestre. O livro foi escrito por professores, ex-professores e acadêmicos do curso. O projeto faz parte de uma série de homenagens aos anos de curso, juntamente com vídeos-relatos - disponíveis nas redes sociais - e um selo comemorativo.

No material, o Foca Foto se destaca pelos 10 anos de projeto. Com mais de 300 estudantes que já participaram do grupo desde a fundação, o Foca Foto lançou 13 e-books nesse período. Os três últimos livros digitais foram produzidos em 2020 e já estão disponibilizados no Portal da Proex e no Issuu, plataforma de publicações da Internet.

Um dos e-books de destaque do grupo é o Antes&Depois, coleção que nasceu com o propósito de mostrar, no encontro entre fotos antigas e atuais, as transformações na paisagem urbana de Ponta Grossa. Inaugurada em 2013, a coleção foi finalizada em 2020 depois de sete anos de produção. Nesse período, 32 estudantes de Jornalismo contribuíram com a proposta, com 96 fotografias organizadas em 101 páginas do e-book.

Para o coordenador do Foca Foto, Carlos Alberto de Souza, a iniciativa é importante para dar visibilidade ao trabalho que o Departamento de Jornalismo faz na área da extensão. “A obra é comemorativa aos 35 anos de extensão no curso e tem por finalidade dar visibilidade e destaque aos projetos atuais. Além disso, pretende revelar as ações extensionistas do passado, realizadas em outros momentos do curso, ou seja, tem a função de registro e memória das ações jornalísticas em favor da comunidade”, analisa o coordenador do grupo, que também esteve à frente do artigo do Foca Foto que fará parte do livro.

A professora Ângela Aguiar também participou do artigo do Foca Foto que estará presente no e-book. Uma das coordenadoras do grupo, Ângela Aguiar comemora a realização da obra. “O livro marca a contribuição do Dejor para a comunidade ponta-grossense. Uma oportunidade de registro da memória do percurso de 10 anos do Foca Foto tendo a fotografia como mote”, comenta.

A obra será lançada em versão digital e está prevista ainda para o primeiro semestre de 2021. Outras informações sobre o projeto e o lançamento da coletânea, podem ser encontradas no site do Departamento de Jornalismo