O Projeto de extensão Foca Foto (Fotorreportagem UEPG) tem como objetivo realizar produções voltadas a questões sociais, comunitárias, educacionais e culturais. E para impulsionar ainda mais esses campos, está propondo para o Departamento de Jornalismo, um novo subprojeto: o Foca Play. Trata-se de uma plataforma de streaming gratuita à comunidade idealizada pelo acadêmico Heryvelton Martins e que começa a ganhar contornos com a participação de professores e alunos do projeto.

O objetivo da plataforma é valorizar a cultura local. O diferencial do Foca Play é que qualquer pessoa ou instituição pode enviar o seu material audiovisual, que passará por uma comissão avaliadora para depois ser disponibilizado na plataforma.

“É de extrema importância investir em audiovisual em um momento em que o governo corta verba de organizações que incentivam a Cultura. O curso de jornalismo da UEPG tem diversas produções audiovisuais e queremos disponibilizá-las em apenas um lugar, facilitando para quem quer assistir as produções. Sem contar que o Foca Play terá produções inéditas, incentivando a cultura local”, explica Heryvelton.

A plataforma contará com produções originais, disponibilizando os documentários apresentados como TCCs do curso de jornalismo, além de outros materiais da UEPG que se encaixem com a proposta do projeto Foca Foto.
O subprojeto também terá produções com o selo “original Foca Play”, que serão produtos do audiovisual feitos por alunos do Foca Foto. A plataforma disponibilizará igualmente produções de terceiros, ou seja, qualquer pessoa que tiver interesse poderá submeter o seu trabalho ao site.

Para o professor do curso de Jornalismo e coordenador do Foca Foto Carlos Alberto de Souza, com o Foca Play, o projeto de extensão poderá ampliar a sua ação na comunidade, contribuindo para a cultura local. “Vamos priorizar a disponibilização de conteúdos de interesse da coletividade que no momento estão em arquivos de uso restrito. O Foca Play pretende ser uma espécie de “Netflix” de Ponta Grossa, em que as pessoas poderão acessar histórias, relatos e documentários significativos na área do jornalismo e da cinematografia”.

Ângela Aguiar também é professora do curso de Jornalismo da UEPG e supervisiona o projeto Foca Foto. Considera que o Foca Play representa o esforço de se pensar a lógica de circulação e de consumo de conteúdo jornalístico a partir da convergência digital.

“Para além da transformação do analógico para o digital, a experiência de um projeto de extensão, que tem como mote a fotografia, deve levar em consideração o que PLAY representa de transformação do mercado da comunicação. A fotografia, no jornalismo, se reinventou diversas vezes nos últimos 100 anos. Cabe a nós, neste momento, pensá-la pela lógica da convergência e do jornalismo em formato streaming”, declara Ângela.

Além de conteúdos voltados para adultos e para o público acadêmico, a plataforma pretende disponibilizar produções voltadas ao público infantil. Essas produções terão o objetivo de incentivar a criatividade e criar um valor cultural e educativo. Os produtos ficarão disponíveis por tempo indeterminado na plataforma. A coordenação do projeto ficará a cargo dos professores Carlos Alberto de Souza, Paulo Rogério de Almeida e dos acadêmicos Heryvelton Martins e Amanda Martins de Paula.

2-png
7 1 2-png