Durante a pandemia do novo Coronavírus, lecionar e estudar se tornou um desafio para os professores e estudantes nesse período. Trocar a sala de aula pelas plataformas digitais, é atualmente um grande desafio.

Professor efetivo do Departamento de Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paulo Rogério de Almeida, relata não ser fácil ministrar aulas durante este período. “Antes, nós levávamos um texto ou um exercício para a sala de aula e era o suficiente. Agora, são necessárias apresentações, mostrar e fazer no Word, olhar para a tela e para o chat ao mesmo tempo, gerenciar a entrada e a saída dos acadêmicos. Se tornou mais complexo o ato de ministrar aulas.” relata o professor.
Ao decorrer dos meses, diversos alunos relataram problemas para assistir as aulas pela plataforma do Google Meet, e acessar atividades no Google Classroom, plataformas estas adotadas pela UEPG para as aulas virtuais e atividades remotas. A acadêmica do primeiro ano do curso de Jornalismo da UEPG, Carolina Olegário de Jesus, ressalta que sem o suporte da Universidade, não seria possivel acompanhar as aulas e realizar suas atividades online. “Pra mim, teria sido impossível acompanhar as aulas, se a Prae não tivesse disponibilizado um pacote de dados e um celular pra eu usar. Então, a ajuda da UEPG foi fundamental” conta a estudante.
Em 2020, antes do retorno oficial das aulas remotas, o reitor Miguel Sanches Neto, anunciou que a Universidade em parceria com a Receita Federal, realizaria empréstimos de aparelhos celulares, notebooks, e pacote de dados. A medida visava o auxilio para aqueles que não obtivessem condições de seguir com o ensino de forma não presencial.
As dificuldades aumentam principalmente para alunos de fora da cidade. Lucas Pereira, vindo de Carlópolis para estudar na UEPG, afirma que desde seu retorno para casa por conta do cancelamento das atividades presenciais, já imaginava que poderia ter algumas dificuldades com a retomada do curso de modo remoto. “Saí de uma cidade pequena para estudar, e quando vi já estava voltando. Onde eu moro sofro constantemente com problemas de conexão à internet e às vezes até de eletricidade. Isso acaba me impedindo de acompanhar as aulas” aponta o estudante.
As escolas e universidades particulares que adotaram o modelo híbrido de ensino, podem voltar às aulas presenciais a partir de quarta-feira (10). Na rede pública, o retorno está previsto para a segunda-feira (15). A taxa de ocupação das salas de aula não poderá ultrapassar 30% da capacidade. A UEPG anunciou que ainda em 2020 as aulas presenciais podem retornar, com previsão para o dia 30 de abril 2021. Mas o retorno depende de uma reunião do Conselho Universitário, marcado para o dia 8 de Abril.A reunião do Conselho terá o objetivo de avaliar o cenário da pandemia e a viabilidade do retorno das aulas presenciais na Universidade.

20210316165317
20210316165253