O Seminário de Extensão Universitária da Região Sul reúne 350 trabalhos

O Grupo de Extensão Fotorreportagem UEPG (Foca Foto) participou, nesta quarta-feira (18), do 38º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), organizado, de forma on-line, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ao todo, são 350 trabalhos que o público poderá conferir até a próxima quinta-feira (19). Os professores Angela de Aguiar Araújo e Carlos Alberto de Souza apresentaram comunicação sobre a obra Antes & Depois – volume I (https://issuu.com/focafotojor/docs/antes_e_depois_foca_foto), o 13º ePub produzido pelo projeto e publicado pela Editora Proex / UEPG.
O trabalho “Coleção Antes & Depois, Fotografia de Rua e Preservação do Patrimônio Imagético de Ponta Grossa”, que ainda tem co-autoria da estudante de jornalismo Larissa Carneiro, apresenta os resultados da iniciativa que começou a ser desenvolvida em 2013. Há sete anos, após parceria estabelecida com o Foto Carlos, com o Foto Elite e com a casa da Memória, foi criada a coluna Antes & Depois, publicada no site do Foca Foto. Em 2019, teve início a elaboração do livro, concluído em outubro deste ano. A professora Angela Aguiar destacou, durante a apresentação, a importância da edição do e-book para a formação dos estudantes nas técnicas de fotografia de rua e no uso das tecnologias digitais.
Os acervos de alguns dos precursores da fotografia na cidade - como Luiz Pedro Bianchi, com o Foto Bianchi (1909), Carlos Jendreieck, com o foto Carlos (1950), e Domingos Silva Souza, com o Foto Elite (1954) – foram o ponto de partida para a elaboração do livro. Vale lembrar que material deixado por Luiz Bianchi ficou sob a guarda da Casa da Memória e, atualmente, está no Museu Campos Gerais, ambos sob administração da UEPG. A digitalização das fotografias permitiu que alunos do curso de jornalismo fizessem o exercício da fotografia de rua atualizando as fotos.
O livro conta com 96 fotografias que mostram o antes e o depois de vários espaços da cidade de Ponta Grossa. Além disso, professores, jornalistas e historiadores assinam seis artigos sobre a temática da obra. As fotografias foram organizadas por temáticas, como prédios, ruas, praças e igrejas. Ao longo de sete anos, 32 alunos e ex-alunos participaram da coluna e da elaboração do livro Antes & Depois.
O acesso da comunidade aos acervos fotográficos, como ressaltou a professora, permite à população ponta-grossense perceber as transformações do espaço urbano do início do século XX até os dias atuais. “A fotografia teve um papel importante na circulação da imagem da metrópole moderna nos últimos cem anos e, tendo inicialmente a Europa como modelo, Ponta Grossa irá se urbanizar”, descreve a docente.
De acordo com Carlos Souza, coordenador do projeto de extensão, é fundamental o suporte dado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UEPG, cuja editora publicou todos os 13 ePubs do Foca Foto. O professor ressalta ainda que o público tem acesso às publicações, todas disponíveis de forma gratuita.
Os interessados em acompanhar as apresentações do evento devem acessar o site do 38º Seurs (http://www.uel.br/proex/seurs/pages/apresentacoes-orais.php).

ANGELA-2
ANGELA-3