O Projeto de Extensão Foca Foto, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), está comemorando 10 anos de atividade. Para marcar esta importante data, foi organizado um ciclo de debates, com atividades agendadas para terça e quinta-feira desta semana. O evento, coordenado pelos professores Carlos Alberto de Souza e Rafael Kondlatsch, aborda discussões sobre Fotojornalismo, Política e Sociedade com a participação de profissionais e pesquisadores da área. As comemorações envolveram também a produção de um e-book sobre o minicurso Ensaios e Fotorreportagens do Cotidiano no Isolamento Social, trabalho desenvolvido no mês passado.

A primeira parte do ciclo de debates acontece nesta terça-feira (14/07), às 16 horas, com a participação do pesquisador Erivam de Oliveira e da jornalista Gabriela Biló, que entre os assuntos, devem debater o papel do fotojornalismo no meio social e a relação entre fotografia, política e sociedade. As discussões serão mediadas pelos professores Carlos Alberto de Souza e Rafael Kondlatsch.

Erivam de Oliveira, autor de livro e textos científicos, é professor de jornalismo na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), membro da Comissão Ética da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos e Vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ). Gabriela Biló, fotojornalista premiada, é formada em jornalismo pela PUC-SP, trabalha em Brasília para o jornal O Estado de São Paulo, também conhecido como Estadão, e faz parte da Mamana, um coletivo fotográfico composto exclusivamente por mulheres.

A segunda etapa do ciclo acontece na quinta-feira (16/07) e envolverá mais duas referências da área. O professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paulo Boni, doutor e pós-doutor em Ciências da Comunicação pela USP. O outro convidado é o fotojornalista mareense Naldinho Lourenço, formado em fotografia documental pela Escola de Fotógrafos Populares (idealizada pelo fotógrafo humanista João Roberto Ripper). Além de artista e educador, Lourenço atua no Coletivo de Comunicação de Base Comunitária, no Movimento Favelas na Luta e na Frente de Mobilização Maré.

O evento será transmitido pelo Google Meet. Para acessar o debate é preciso realizar a inscrição pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os participantes receberão certificados do Departamento de Jornalismo da UEPG.

foto-Gabriela-Bilo

Foto de Gabriela Bilo.

20200713205739

Capa do livro de autoria de Erivam de Oliveira.

foto-Gabriela-Bilo 20200713205739