Termina na próxima quinta-feira (02/07), com a realização de uma avaliação final da produção dos alunos, o minicurso online ‘Ensaios e fotorreportagens do cotidiano no isolamento social’, realizado pelo Grupo de Extensão Foca Foto e Departamento de Jornalismo, sob a coordenação dos professores Carlos Alberto de Souza e Rafael Kondlatsch que, com o apoio de professores convidados da área, ensinaram técnicas de fotografia com o celular, composição, angulação e enquadramento fotográfico.

Mesmo em meio a pandemia, os alunos de jornalismo continuam a aprender e a desenvolver habilidades fotojornalísticas. No minicurso de vinte horas, teve-se acesso a videoaulas que ensinaram técnicas para reproduzir fotografias de qualidade que resultaram em 19 ensaios e 15 fotorreportagens. Segundo Amanda Dombrowski, aluna participante do minicurso, as aulas foram importantes pois ensinaram como realizar fotos para uma matéria com o uso do celular. Desta forma, com esse o aprendizado é possível tirar fotos de qualidade para uma reportagem ou notícia. “Essas técnicas são ótimas porque às vezes surgem pautas de última hora e sabendo produzir boas fotos com celular é mais fácil passar um conteúdo de qualidade com o que se tem", comenta a aluna do 4°ano de jornalismo da UEPG.

A coordenadora operacional do minicurso, Ingrid Petroski, relatou sua experiência em auxiliar na organização do curso e contribuir para o ensino da universidade. “Ajudar na organização foi diferente, porque juntou algumas habilidades que eu desenvolvi na universidade e que também preciso ter para o mercado de trabalho. Habilidades como editar vídeo e o gerenciamento de site por exemplo. Também foi importante contribuir com um momento tão delicado que estamos passando, especialmente na questão do ensino.”, declara a Ingrid, aluna formada em jornalismo na UEPG.

Para os professores foi essencial desenvolver o curso sobre fotorreportagem com o celular durante a pandemia porque desta forma eles, os alunos, trabalharam a fotografia e os conceito fotográficos com ferramentas que estão no seu alcance. Assim eles puderam aperfeiçoar técnicas que serão utilizadas durante e após a graduação, tendo em vista que o uso do celular cresce no jornalismo.

O professor Rafael Kondlatsch, um dos coordenadores do minicurso, afirma que a participação dos profissionais convidados, Josué Teixeira, Lucas Galli, Andressa Kaliberda e Annelize Tozetto, foi fundamental pois relataram a sua experiência do dia a dia da profissão, apresentando aos alunos técnicas e truques com uma visão diferenciada que utilizam em seus trabalhos.

“Os resultados dos trabalhos superaram as expectativas e os temas tratados pelos alunos no ensaio e nas fotorreportagens ajudam a traçar um panorama sobre o isolamento social e as mudanças nas rotinas de cidades e comunidades.”, observa o professor Carlos Alberto de Souza, que também coordena o minicurso. Explicou que têm trabalhos muito bons e que por isso já está pensando na proposta de um e-book com o material produzido pelos alunos e que será coordenado pelo Grupo Foca Foto.

A última etapa do curso será realizada na quinta-feira (02/07) às 19 horas, por meio da plataforma Zoom. O processo de avaliação contará com a participação de professores e profissionais que ajudaram a construir a proposta do minicurso.

Fotos: Amanda Dombrowski, Elisangela Schmidt, Janaina Cassol e Veridiane Parize

Amanda-Dombrowski-10-1