A Universidade Estadual de Ponta Grossa, como parte das celebrações do mês da mulher, realiza série de ações de sensibilização à questão da violência de gênero. As atividades ocorrem nos campi Central e Uvaranas. São palestras, apresentações teatrais, bate papos, campanhas e batalhas de rima. A promoção envolve o Diretório Central de Estudantes e a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade, contanto com parcerias de diversos órgãos, como o Tribunal de Justiça e Núcleo Maria da Penha.
Na manhã de hoje (4), no Auditório da Reitoria no Campus Central, ocorreu o evento “Mulheres e direitos: enfrentamento de violências múltiplas”, com duas palestras.
A primeira palestrante foi a juíza Denise Antunes, que abordou o tema “assédio sexual”. Em sua fala, destacou as diversas formas do assédio sexual e como ele afeta as mulheres e é tratado pela Justiça. Denise destacou que as mulheres são tratadas como minoria por estarem no grupo oprimido pelo assédio.
Em seguida, palestrou a jornalista e graduada em Direito com ênfase em Direitos Humanos, Vanessa Fogaça Prateano. A palestrante abordou as mulheres na mídia, destacando as profissionais do jornalismo e como elas sobre violências por serem mulheres e jornalistas.
As atividades do evento retornam no período de 9 a 13 de março, com a realização de “Batalhas de Rimas”, tendo como tema “Violência de Gênero e Diversidades: uma Batalha de Conhecimentos”. As apresentações acontecem no Campus de Uvaranas, em horários e locais de grande circulação de estudantes.
A comemoração do Mês da Mulher encerra na semana compreendida entre os dias 23 e 27, com a realização de panfletagens, colocação de cartazes e intervenções nas escadarias dos blocos nos dois campi da UEPG.
Fotos: Éder Carlos