A exposição fotográfica “Retratos o Curso”, uma iniciativa do grupo de extensão, Foca Foto e dos alunos do primeiro de Jornalismo UEPG, será aberta ao público a partir de amanhã, no bloco B da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
A exposição conta com retratos de professores, alunos e técnicos e tem por finalidade deixar como registro histórico um período importante da graduação que terá valor de memória a medida em que o tempo passa. “Daqui a 20 ou 30 anos, os egressos do curso e os ex professores vão se lembrar desse momento especial em que conviveram e colabraram com a história do Jornalismo da UEPG”, relata Carlos Alberto de Souza, professor e coordenador do projeto de extensão Foca Foto.
Para essa esposição serão expostas apenas fotografias no estilo de retrato. “O retrato é uma possibilidade de aperfeiçoamento de técnicas fotográficas e ajuda o aluno a se desinibir diante das fonte, o que torna a prática de outros estilos de fotografia mais fácil de fazer”, observa Ingrid Petroski.
“A produção de retratos pelo grupo Foca começou no ano passado e foi incrementado este ano com a inserção e o envolvimento dos alunos de primeiro ano. Eles ficaram bastante estimulados por ser uma forma de se integrar com as outras turmas do curso e também com os professores, muitos dos quais não davam aulas para o primeiro ano”, explica Taís Maria Ferreira, técnica multimídia e integrante do grupo Foca Foto desde sua costituição. Ferreira observou ainda que o projeto terá continuidade nos próximos anos com o abjetivo de criar um banco de dados de todos que passarem pelo curso. Confira alguns retratos da exposição: