O ‘Foca na Tela’, evento organizado pelo projeto de extensão Cultura Plural, surgiu no segundo semestre de 2018, e no início, contava com exibição de filmes a cada quinze dias no laboratório de Telejornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento retomou suas atividades nessa quarta-feira com o filme “O Abutre”.

Após a exibição do filme, os presentes debateram sobre ética no jornalismo, com a participação do jornalista Fernando Lopez como debatedor da sessão. “O Abutre evidencia o fazer jornalístico e traz a nossa profissão em primeiro plano para refletir sobre a questão ética e pensar também na distinção de interesse público e interesse do público”, afirma Lopez.

Para a estudante do terceiro ano de jornalismo Amanda Congra o filme contribui para um contato diferenciado com a profissão e com outras pessoas. “Através da exibição dos filmes mensalmente, podemos ter esse contato com pessoas de diversas áreas e refletir de maneira mais crítica a ética em nosso trabalho e até que ponto devemos nos esforçar, sem ferir as regras, para conseguir um furo de reportagem”.

Já para Renata Szafranski a falta de humanidade foi o que mais pesou no filme. “Foi a primeira vez que assisti ‘O Abutre’ e pude perceber não só no filme, mas no dia a dia do jornalista e do cidadão a falta de humanidade quando se presencia um acidente, onde sua primeira reação é gravar, pensar somente no retorno financeiro daquela filmagem, ao invés de prestar sua ajuda”.

Está previsto um cronograma de filmes com o tema jornalismo a partir da produção cinematográfica. Os estudantes também recebem certificados com carga horária no final de 2019.

Fotos: Millena Lopata