A Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol) da UEPG realizou o lançamento de dois livros na tarde de sexta-feira (29). “Economia Solidária e Tecnologia Social: práticas e reflexões” e “Percursos e experiências da Incubadora de Empreendimentos Solidários: Universidade Estadual de Ponta Grossa” foram publicados pela IESol e a Editora Estúdio Texto.
O professor Luiz Cunha, coordenador do projeto de extensão, afirma que os livros são uma maneira de materializar anos de trabalho, e também um retorno ao público das atividades desenvolvidas: “Um dos livros é geral, com pesquisadores do Brasil sobre economia solidária e o outro apresenta os resultados de pesquisas e experiências da IESol. Ficamos satisfeitos com o resultado, foi uma grande conquista os livros”, finaliza.
De acordo com a assessoria da Iesol, os livros são publicados a partir de uma emenda parlamentar do deputado federal Aliel Machado (REDE). O parlamentar destacou a importância da extensão nas universidades, que leva o conhecimento para as pessoas que mais precisam. “Precisamos desconstruir a visão absurda de destruição das nossas instituições e desvalorizações dos nossos mestres”, declarou.
O reitor Miguel Sanches Neto discursou sobre a experiência que teve na Pró-Reitoria de Extensão e que a Incubadora tem realizado um trabalho notável na comunidade, mostrando que a economia não acontece apenas com altos capitais. “Vamos usar nossos escassos recursos para fortalecer o projeto”, revela.
Audrey Bankes, estagiária de serviço social da Iesol afirma que a economia solidária se contrapõe ao capitalismo. “É uma forma de produção justa, solidária e sustentável. E o livro pode trazer para a comunidade esses conceitos e ideias”, avalia.
Ana Caroline Machado trabalha na Editora Texto e explica que conheciam um pouco do trabalho com a Incubadora: “Aprofundamos nosso conhecimento sobre a economia solidária, um conceito que envolve a comunidade. Recebemos os arquivos e ao todo levou cerca de 4 meses para revisar, diagramar e criar o projeto gráfico”, finaliza.
Segundo a organização do evento estiveram presentes cerca de 50 pessoas. Rosane Mainardes faz parte do Acampamento Maria Rosa e foi prestigiar o lançamento: “A IESol auxilia o acampamento, que contém 200 famílias. Vim retribuir o apoio”, conclui.
Tifanny Fragoso é acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas e co-autora de um dos capítulos. “Escrevemos sobre a formação interna do grupo. Escrever parte do livro foi uma experiência bem enriquecedora para aprender”, afirma.
Mariana Todorovski é assistente social e fez parte da comissão organizadora do evento: “Como somos um projeto de extensão, é de grande relevância a divulgação do nosso trabalho. As pessoas podem aprender sobre economia solidária e conhecer o empreendimento”, enfatiza.
O livro “Economia Solidária e Tecnologia Social: práticas e reflexões” trouxe pesquisadores para discutir um novo tema na sociedade, que é trabalhado pela Iesol. “É bem importante essa publicação porque ele traz a luz esse tema que é tão novo e importante, especialmente em tempos como o atual”, relata uma das organizadoras, Manuela Salau Brasil. “A economia solidária é uma estratégia, uma alternativa para a saída da crise”, completa. Além da UEPG, especialistas de outras universidades também ajudaram na construção do livro que foi organizado por Adriano da Costa Valadão, Luiz Alexandre Gonçalves Cunha, Manuela Salau Brasil e Reidy Rolim de Moura.
Já a publicação “Percursos e experiências da Incubadora de Empreendimentos Solidários: Universidade Estadual de Ponta Grossa”, foi escrito baseado na vivência dos próprios participantes da Incubadora. O livro reuniu artigos e foi organizado por Adriano da Costa Valadão, Francisco Salau Brasil, Luiz Alexandre Gonçalves Cunha, Manuela Salau Brasil, Peterson Alexandre Marino e Reidy Rolim de Moura.
Fotos: Ingrid Petroski