Foto: Ingrid Petroski

Os acadêmicos de jornalismo participaram de uma oficina sobre técnicas básicas de fotografia e manejo de câmeras na terça (19). Na saída, os alunos capturaram imagens do cotidiano e da cidade. Eles tiveram uma semana para selecionar as fotografias e produzir legendas com teor informativo.

O grupo de extensão Foca Foto ministrou a atividade, liderada pelo professor Carlos Alberto de Souza e dois alunos, Eduardo Machado e Ingrid Petroski. Ingrid está no quarto ano do curso e enfatiza a importância dos primeiros contatos com a câmera para a trajetória no curso. “Durante os quatro anos da graduação, os alunos utilizam as câmeras para as atividades jornalísticas. Na oficina podemos ensinar o básico e tirar qualquer dúvida dos calouros. Depois eles têm mais facilidade para a produção do curso”, reitera.

Foto: Ingrid Petroski

A caloura Maria Eduarda Eurich entende como a atividade acrescentou: “Passamos uma tarde andando pelas ruas de Ponta Grossa explorando ângulos, iluminação e lugares diferentes para registrarmos algo que marcasse a cidade de diversas maneiras para cada um dos alunos”, finaliza.

Matheus Gastaldon já conhecia técnicas de fotografia e desde os 15 anos tem interesse por foto: “com a oficina pude aplicar o que  já conhecia e também aprender outras coisas que não sabia. Eu não tinha a visão de fotojornalismo, então ampliei minha percepção sobre foto. Como não sou de Ponta Grossa, pude conhecer alguns pontos da cidade”, explica.

Nove alunos participaram da oficina, cada um selecionou entre três a cinco fotografias e elaborou legendas para elas, confira:

PG-apos-longa-chuva2
Obras-realizadas-na-rua-do-rosrio2