Arte: Ingrid Petroski

O grupo de extensão Fotorreportagem UEPG (Foca Foto) inaugura hoje, às 17 horas, no hall de entrada do Bloco B da UEPG Centro, a Exposição de Fotografias Analógica realizada pelos acadêmicos do primeiro ano de Jornalismo, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Esta foi a primeira vez em que os estudantes utilizaram a câmera analógica para fotografar. A exposição reúne o trabalho de aproximadamente 40 alunos que fotografaram diversos temas pela cidade e depois passaram pela sala de revelação, para revelar filmes e passar para o papel.

O estudante Lucas Muller, explica como foi a experiência de fotografar pela primeira vez no analógico. “Foi um trabalho interessante, porque normalmente não teríamos a oportunidade de trabalhar com esse tipo de material e é legal ver como esse processo era feito, operar com o químico e revelar na câmera escura”. O estudante observa a diferença entre trabalhar com os equipamentos analógico e digital. “Aprender a tirar fotos com a analógica é muito diferente da digital, porque há o número limitado de fotos e precisamos nos preocupar mais com o clique” finaliza.

Alanis Ostrovski também é estudante do primeiro ano e expressa a importância da valorização do trabalho dos alunos, sendo expostos pela primeira vez no ano. “É importante porque sentimos que nossas fotos estão boas e isso nos motiva a continuar fotografando. Teve uma foto minha que o professor disse que devia ir para a exposição porque estava boa”.

O professor de fotografia do primeiro ano, Carlos Alberto de Souza explica porque o curso ainda trabalha com fotos analógicas. “Esse tipo de fotografia é interessante porque os alunos aprendem a usar a abertura da câmera, a exposição e o tempo de captura da imagem. Não desativamos o laboratório analógico aqui na UEPG para dar aos alunos a oportunidade de ter a experiência de como era antigamente, com fotos PB, uso de químicos e ampliadores, vendo a foto nascer no papel. É uma mágica muito interessante”.

A integrante do Foca Foto, Ingrid Petroski conta como é a organização das exposições feitas pelo projeto. “Estou no grupo há dois anos e as exposições são algumas das atividades que o Foca desenvolve. Já fizemos em vários espaços, como na galeria da PROEX, na Câmera dos Vereadores, Parque Histórico de Carambeí e temos um espaço no Bloco B da UEPG, onde estamos sempre atualizando, aprendendo como montar, organizar uma sequência de fotos e contar uma história”.

Fotos: Eduardo Machado