Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

A capital do Paraná é o foco do novo livro publicado pelo grupo de extensão Foca Foto. O e-book faz parte da Coleção Imagética que já lançou cinco livros, entre eles Lapa, Paranaguá, Ponta Grossa, Morretes e Castro. As fotos foram produzidas pelos alunos do curso de jornalismo, professores e colaboradores do projeto, ao todo cerca de 70 fotos ilustram sete artigos que discutem a fotografia.

Esta edição destaca os espaços turísticos da cidade, assim como a cultura e o cotidiano. Segundo o prefácio da professora doutora Maria Lúcia Becker, a escolha das imagens proporciona muitas possibilidades de síntese. A professora chama atenção para os olhares fotográficos e relaciona a “modernidade” curitibana com a arquitetura dos prédios históricos. “O que se tem neste volume, como expressão da sensibilidade acadêmica, artística e jornalística, são as imagens captadas pelo olhar de quem busca observar cada aspecto e perceber cada elemento da diversidade que coloca em cena e contracena os passados e os presentes”, escreve Maria Lúcia.

Além das fotos, a obra narra os contrastes da cidade com capítulos que falam de mídia, histórico da fotografia e cinema. As imagens completam os artigos ao apresentar uma espécie de narrativa histórica. Fotos cuidadosamente escolhidas de lugares importantes da cultura curitibana, como o Jardim Botânico, parques Barigui, Tanguá e Tingui, Ópera de Arame, Mercado Municipal, Feira do Largo, Museu Oscar Niemeyer e Passeio Público.

Os alunos participaram de uma viagem até Curitiba e visitaram os pontos turísticos da cidade com o desafio de conseguir fotos diferentes uns dos outros, como conta a estudante bolsista Leticia Dovhy. “Foi diferente. Cada lugar que a gente chegava era outro olhar, um olhar fotográfico, de registro, diferente de quando você vai passear”, relata.

Para o professor Carlos Alberto de Souza, coordenador do projeto, as saídas de campo são necessárias para a prática da fotografia. Explica que Coleção Imagética faz parte de um esforço conjunto da equipe do Foca Foto e tem como meta, além de narrar fotograficamente e por meio de texto aspectos da história e da cultura das cidades paranaenses, discutir teoricamente o campo dafotografia e estimular os alunos a aprimorar a arte de fotografar. A obra, explica o pesquisador, se reveste de muita importância para a universidade e para o curso, tendo em vista que expressa um novo momento da extensão universitária, que envolve ações integradas ao ensino “O grupo Foca Foto vem fazendo, há praticamente 9 anos, essa tarefa a contento, colocando em prática uma das filosofias primordiais de qualquer instituição universitária, que baseada no tripé: ensino, pesquisa e extensão.”

Ingrid Petroski foi uma das editoras das fotos, a estudante afirma que as saídas de campo ajudam na interação entre os alunos. “A gente vai em grupo tirar as fotos, depois a gente seleciona, outra pessoa vai diagramar, então tudo funciona em um grupo”, conta. Petroski relata também que é necessário um cuidado para não repetir as fotos escolhidas, mas não é um trabalho difícil. “Os alunos têm várias fotos novas e era uma coisa que eu nunca tinha feito, eu adorei e com certeza foi muito importante para o meu crescimento, para conhecer a fotografia”

A obra tem comitê editorial e Isbn e já está disponivel no site http://www.uepg.br/proex e na página do Foca Foto. O e-book pode ser acessado através do link: http://www.uepg.br/proex/Documents/Ebooks/COLECAO-IMAGETICA-CURITIBA.pdf

Adicionar comentário

Para que seu comentário seja publicado imediatamente, registre-se no site. Clique em Registrar e faça seu cadastro.


Código de segurança
Atualizar