A “Exposição do Belo” distribuiu flores gratuitamente durante a tarde dos dias 27 e 28 deste mês para as pessoas que transitavam pelo bloco C da UEPG em iniciativa que visa levar a arte para a sociedade. A exposição de arte faz parte de um dos eixos de atividade do Núcleo de Extensão de Pesquisa em Pedagogia Social e Educação Social (Nupepes).
Segundo Érico Ribas Machado, professor do departamento de Educação e coordenador do Nupepes, o objetivo do projeto é proporcionar através da arte uma nova perspectiva de animação sociocultural, motivando grupos e comunidades por meio de expressões culturais e da exposição da arte em espaços públicos. “Nessa perspectiva a comunidade japonesa, representada pela Fundação Mokiti Okada junto com academia Sanguetsu, fizeram uma parceria com a Nupepes para expor suas obras de artes que se chamam Ikebanas” explica o professor.
As Ikebanas são arranjos florais que seguem técnicas japonesas milenares e teve origem na Índia, onde os religiosos faziam grandes decorações para o altar de Buda, porém foram os japoneses que tornaram a prática conhecida, e estenderam-na até o Ocidente. O ikebana é sempre composto por todos os tipos de plantas, como caules, folhas, flores, ramos, e segundo os japoneses simbolizam o céu, a terra e a humanidade. O Ikebana Sanguetsu é um estilo de ikebana criado por Mokiti Okada, que tem como noção básica o respeito pela natureza. Este estilo de ikebana que foi distribuído pelo projeto porque tem como princípio a não modificação dos materiais usados (folhas, flores, galhos), tentando criar um arranjo mais natural e equilibrado possível. “O objetivo dessa exposição é justamente permitir o acesso dos acadêmicos, da comunidade, dos funcionários e dos professores a uma exposição de uma expressão artística considerada de alto nível que é Ikebana”, completa o Érico.
Fotos: Hygor Leonardo