Na manhã desta quarta-feira (23), o coro infantojuvenil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) se apresentou na 2ª Semana do Brincar, evento organizado pelo curso de Pedagogia que visa oferecer atividades lúdicas para crianças e acadêmicos. Além da perfomance musical, o grupo realizou brincadeiras.

O coro faz parte do projeto Educanto, promovido pelo curso de Música. É composto por estudantes do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), órgão suplementar da UEPG. O professor e coordenador, Ronaldo da Silva, relata sobre as ações realizadas no projeto. “Junto com a educação musical, também é desenvolvido outras habilidades como a disciplina, respeitar ao próximo e trabalhar em grupo com o coral. Além de capacitar nossos acadêmicos para serem regentes de coros”, conta Ronaldo.

Segundo Bruna Pereira, acadêmica do 1º ano de pedagogia, a Semana do Brincar tem o propósito de mostrar que é possível aprender através da brincadeira. “A gente está fazendo oficinas de pular corda, bolha de sabão, criação de brinquedos de feltro etc. As crianças estão aprendendo e se divertindo”, expressa a estudante. Para ela, “O contato agrega muita experiência e desenvolve uma relação afetiva com as crianças. Nós vemos a capacidade que elas têm de aprender brincando e de passar para nós o que elas aprendem.” diz Bruna.

Marilucia Perosa, professora do curso de Pedagogia, explica que para o educador brincar, ele precisa de uma formação que tenha este contato com as brincadeiras. “Trouxemos as crianças justamente para trazer a infância para dentro da universidade. Nesta semana, nós retomamos a nossa infância, relembrando como brincávamos e vendo como é importante a música, a arte e o brincar para o desenvolvimento infantil”, aponta a professora.

A Semana do Brincar continua com suas atividades até dia 25/05. Confira a programação.

Fotografias: Denise Martins

IMG2810