Os integrantes do Grupo de Extensão Foca Foto participaram de uma confraternização que marca a nova fase do projeto. No encontro, que aconteceu na última terça-feira (15), foram distribuídas as camisetas com o logotipo do grupo.

Em 2018, o Foca Foto estreia com novidades, sendo a maior delas, a criação de uma Editoria de Esportes e um maior vínculo com as entidades sociais que são parceiras do grupo de extensão. Para Verônica Scheifer, aluna do terceiro ano do curso de Jornalismo e integrante do grupo, a reformulação trouxe aprendizado para os alunos. “A editoria de esportes tem movimentado alunos que gostam dessa área e agregado conhecimentos novos além do que aprendemos no curso”, conta Verônica.

O projeto também passou por uma reformulação editorial nos formatos de gêneros, que agora contam com reportagem, notícia, ensaio fotográfico, fotorreportagem e fotolegenda. Todos os que participam do grupo podem desenvolver matéria em qualquer formato ou editoria dentro dos padrões estabelecidos. Segundo Taís Maria Ferreira, coordenadora do grupo, as fotos são o carro chefe das publicações. "O projeto surge para mostrar à sociedade o trabalho dos alunos, tanto pela quantidade, como pela qualidade. O site possibilita que todos possam acompanhar a produção dos mesmos", comenta Taís.

O objetivo principal nesta nova fase do grupo é proporcionar um maior espaço aos assuntos mais voltados para a sociedade. A editoria de esportes, por exemplo, se destaca por buscar cobrir não apenas os eventos e campeonatos profissionais, como também os amadores e até mesmo os “de rua”. “Acredito que é muito importante a criação de uma editoria de esportes para valorizar o esporte de rua e o amador, porque isso mostra que o esporte é muito mais do que apenas dinheiro ou interesse”, ressalta Allyson Santos, aluno do segundo ano e integrante de projeto.