"Cultura de Paz se faz com educação para a paz, direitos humanos e sustentabilidade" foi a palestra que fechou o IV Encontro Paranaense de Bibliotecários. O evento aconteceu no Auditório Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa durante os dias 8, 9 e 10 de maio. Nos três dias, palestrantes debateram inovação, bibliotecas prisionais e gênero nas bibliotecas.

Peter Burke, historiador inglês, palestrou na abertura do evento que teve Érico Ribas Machado, Catia Rejane Lindemann, Carlos Wellington Martins, Helda Elaine Völz Bier, Henrique Oliveira da Silva e Ursula Blattmann como participantes.

O palestrante da última noite foi o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e do Departamento de Educação Física, Nei Alberto Salles. Além da palestra, o professor provocou uma dinâmica com o público sobre os sentimentos humanos e mediação de conflitos. Para Nei, o evento é importante pois fala do processo educacional existente no Brasil, “as bibliotecas são espaços educacionais por excelência, então além das bibliotecas, as escolas, a educação de maneira geral precisam estar abertos a novas possibilidades de interpretação”, completa.

O evento é organizado pela Biblioteca Central Professor Faris Michaele, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, o Conselho de Biblioteconomia e o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social - (NUPEPES). A atual diretora da Biblioteca, Maria Lúcia Madruga, diz que está satisfeita com a realização do evento, “eu achava que, talvez por nós não sermos uma cidade tradicional de eventos da nossa área, que não teríamos tantas pessoas, mas nós temos pessoas do Rio Grande do Sul, Amazonas, Maranhão”. Com a eleição para novo reitor da UEPG, a direção da biblioteca pode ser trocada na nova gestão. Maria Lúcia afirma estar tranquila, “creio que tanto um candidato quanto o outro tem que ter a liberdade de escolher sua equipe. Isso pra mim é muito tranquilo”. Madruga ainda completa que recomendará ao novo diretor a continuidade do evento, “se precisar da minha ajuda eu vou ajudar com certeza!”.

Fotos: Hygor Leonardo, Renata Oliveira e Thailan de Pauli