A psicóloga Luidianne Trajano, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), proferiu palestra sobre suicídio na manhã desta terça-feira (19) no Campus Central da UEPG, logo após a apresentação da peça teatral “Ana decide morrer”. O evento visa a conscientização e prevenção do suicídio no Brasil, além de alertar os estudantes e suas consequências.


Com o título “Da dor ao fato, suicídio: o problema que ninguém vê”, a psicóloga falou sobre as definições do suicídio e a importância do apoio às pessoas que passam por problemas psicológicos. “Quando nós falamos de alguém que está tentando suicídio, que está pensando em fazê-lo, não é alguém que simplesmente tá com drama, tá com frescura, mas é alguém que já procurou várias possibilidades de ajuda, ou alguém que já tentou, mesmo sozinho, encontrar alguma estratégia de lidar com esse sofrimento mas não consegue”, Luidianne alerta.
Ela também falou sobre os mitos e verdades em relação ao tema, entre eles, a mentira de que se alguém está determinado a cometer suicídio não há nada que possa ser feito. “A gente tá tentando falar que é possível prevenir e chega alguém e diz isso, isso é mentira. Nove em cada dez casos podem ser prevenidos. A prevenção é possível sim, desde que a gente procure a ajuda adequada”.
A palestra foi organizada pela Coordenadoria de Assistência e Orientação ao Estudante e Pró-Reitoria de Recursos Humanos e integra a campanha “Setembro Amarelo”. O Pró-Reitor de Graduação, Miguel Arcanjo de Freitas Júnior, esteve na palestra e destacou a importância do evento. “Esse é um dos principais dilemas que nós temos enfrentado na nossa instituição e da nossa sociedade de uma forma geral. Muitas vezes nós estamos preocupados somente com o conteúdo técnico e nós temos desumanizado o processo de ensino e aprendizagem e isso tem acarretado uma série de consequências”. Os alunos do curso de Psicologia da Faculdade Sant'Ana também colaboram com o evento, proporcionando a “Escuta Terapêutica”.
Para quem perdeu a palestra fica aqui o convite para participar, na próxima terça-feira (26) às 09h no Campus de Uvaranas da UEPG, no Auditório de Engenharia Civil – Bloco E.

Fotos: Letícia Dovhy, Tais Maria Ferreira e Thailan de Pauli Jaros