Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Live homenageia os 80 anos de nascimento do poeta paranaense

O canal de TV “A Comuna” realizou na sexta-feira (23) uma transmissão ao vivo em homenagem a Paulo Leminski. O poeta completaria 80 anos no sábado, 24 de agosto. O professor do projeto Foca Foto, Ben Hur Demeneck (UEPG), participou como convidado. A live foi mediada por Urbano Nobre (PUC-SP) e também contou com a presença do professor Romero Venâncio (UFS). 

Durante a transmissão foram discutidos temas sobre a vida e a obra de um artista múltiplo que dominou diferentes formas de expressão, como a poesia, a prosa, a canção, a tradução, a crítica e a publicidade. O autor se popularizou entre diferentes gerações também por hai kais e outra formas de poesia curta, a exemplo de “Vazio agudo ando meio cheio de tudo” e “Não discuto com o destino, o que pintar eu assino”.

O Foca Foto prepara novo livro em que combina poesia e fotografia autorais. Sem dúvida, um bate-papo sobre poesia motiva o projeto para realização dos trabalhos. Na live, o  "Leminski desconheceu fronteiras para criar, ele inspira a todos até hoje”, comenta Ben Hur sobre a originalidade do artista paranaense. O professor fez questão de marcar Leminski como um símbolo de um  Paraná aberto a diferentes culturas e filosofias. De um Paraná avesso ao conservadorismo.

A exposição “Múltiplo Leminski”, em exposição do Museu Campos Gerais (MCG) foi comentado. Ela começou no dia 20 de junho e ficará aberta à visitação até o início de setembro. O MCG presta homenagem ao poeta, trazendo a público aspectos de vida, obras e a importância de Leminski para a poesia paranaense e mundial, como da tradução e leitura de seus livros na Polônia, país conhecido pela força de sua poesia.

Nesse sábado (24), na Pedreira Paulo Leminski, Curitiba comemorou o aniversário de 80 anos de nascimento do poeta com Arnaldo Antunes, Banda Blindagem Paulinho Boca de Cantor, Vítor Ramil, Leminskanções, A Banda Mais Bonita da Cidade, entre outros. Paulo Leminski morreu em sete de junho de 1989.

Texto: Celyne Stefani e Emilly Paitch.

Revisão: João Bobato 

Supervisão: Prof. Ben Hur Demeneck

Fotos: Reprodução/Divulgação e Arquivo Pessoal

WhatsApp-Image-2024-08-26-at-215721
WhatsApp-Image-2024-08-26-at-210651

Adicionar comentário

Para que seu comentário seja publicado imediatamente, registre-se no site. Clique em Registrar e faça seu cadastro.


Código de segurança
Atualizar