Live homenageia os 80 anos de nascimento do poeta paranaense
O canal de TV “A Comuna” realizou na sexta-feira (23) uma transmissão ao vivo em homenagem a Paulo Leminski. O poeta completaria 80 anos no sábado, 24 de agosto. O professor do projeto Foca Foto, Ben Hur Demeneck (UEPG), participou como convidado. A live foi mediada por Urbano Nobre (PUC-SP) e também contou com a presença do professor Romero Venâncio (UFS).
Durante a transmissão foram discutidos temas sobre a vida e a obra de um artista múltiplo que dominou diferentes formas de expressão, como a poesia, a prosa, a canção, a tradução, a crítica e a publicidade. O autor se popularizou entre diferentes gerações também por hai kais e outra formas de poesia curta, a exemplo de “Vazio agudo ando meio cheio de tudo” e “Não discuto com o destino, o que pintar eu assino”.
O Foca Foto prepara novo livro em que combina poesia e fotografia autorais. Sem dúvida, um bate-papo sobre poesia motiva o projeto para realização dos trabalhos. Na live, o "Leminski desconheceu fronteiras para criar, ele inspira a todos até hoje”, comenta Ben Hur sobre a originalidade do artista paranaense. O professor fez questão de marcar Leminski como um símbolo de um Paraná aberto a diferentes culturas e filosofias. De um Paraná avesso ao conservadorismo.
A exposição “Múltiplo Leminski”, em exposição do Museu Campos Gerais (MCG) foi comentado. Ela começou no dia 20 de junho e ficará aberta à visitação até o início de setembro. O MCG presta homenagem ao poeta, trazendo a público aspectos de vida, obras e a importância de Leminski para a poesia paranaense e mundial, como da tradução e leitura de seus livros na Polônia, país conhecido pela força de sua poesia.
Nesse sábado (24), na Pedreira Paulo Leminski, Curitiba comemorou o aniversário de 80 anos de nascimento do poeta com Arnaldo Antunes, Banda Blindagem Paulinho Boca de Cantor, Vítor Ramil, Leminskanções, A Banda Mais Bonita da Cidade, entre outros. Paulo Leminski morreu em sete de junho de 1989.
Texto: Celyne Stefani e Emilly Paitch.
Revisão: João Bobato
Supervisão: Prof. Ben Hur Demeneck
Fotos: Reprodução/Divulgação e Arquivo Pessoal