Os alunos do Projeto de Extensão Foca Foto representam a equipe no 16º. CONEX (Conversando sobre Extensão) que acontecerá de 7 a 9 de junho, no Campus Central da UEPG. O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, que contará com quatro modalidades novas de apresentação: programas e projetos, resultados de ações e atividades, pesquisas advindas da extensão e apresentação de produtos. Os professores do Departamento de Jornalismo da UEPG Carlos Alberto de Souza e Maria Lúcia Becker, juntamente com o professor integrante da equipe, Paulo Rogério Almeida, estão escalados para apresentar com os alunos.

Os trabalhos que serão apresentados pelo Foca são: “Um ano do novo site do Foca Foto e a nova política editorial do projeto” (Ingrid Petroski); “Criação da Editoria esportiva no Foca Foto: um espaço de aprendizado e desafio” (Letícia Dovhy e Raylane Martins); “Foca Foto lança dois novos e-books: Castro e Curitiba” (Millena Lopata); “Os formatos jornalísticos do projeto de extensão” (Hygor Leonardo); e “O aprimoramento de práticas jornalísticas no grupo Foca Foto” (Mariana Santos).

Segundo a integrante da equipe, Ingrid Petroski, é importante participar do CONEX: “É meu primeiro trabalho publicado; é uma experiência nova que adquiri e vai ser de extrema relevância para as demais atividades que desenvolverei ao decorrer do curso. Também é uma forma de sistematizar as atividades que o grupo realiza”.

Já a estudante Letícia Dovhy comenta sobre a criação da editoria esportiva: “É bacana trabalhar com a interface da comunicação e esporte, porque mostra as atividades esportivas não só como físicas, mas compreende também a parte da cultura e da sociedade”.

Para o professor Paulo Rogério Almeida, o CONEX auxilia na divulgação dos projetos de extensão existentes na Universidade: “A universidade tem um compromisso com a sociedade e, através do evento CONEX, a comunidade acadêmica tem a oportunidade de mostrar os projetos que desenvolvemos aqui. Sei que a PROEX possuí mais de 250 projetos, e isso é sensacional”, afirma.