O projeto de extensão Foca Foto UEPG realiza parceria com curso de Serviço Social para promover o evento “I Simpósio sobre Envelhecimento e Sexualidade: mitos e verdades”. A união junta as práticas jornalísticas do grupo com o os aprendizados do curso de serviço social.

A integrante do grupo Foca Foto, Letícia Dovhy, voluntariou-se na parceria, “decidi participar porque agrega na minha prática jornalística e no conhecimento. Em primeiro momento conversamos com as alunas se serviço social e trocamos ideias. Elas apresentaram as informações e nós transformamos o material para o jornalismo”, conclui.

Os alunos do Foca Foto ficaram responsáveis pela divulgação e cobertura do evento, enquanto as alunas de serviço social cuidam da organização. Simone Campos é uma das acadêmicas de serviço social e organizadora do Simpósio e revela a importância do evento, “o objetivo da palestra é esclarecer à população idosa que sexualidade não é só sexo, muitos têm vergonha e queremos instigar o público sobre o tema”, explica.

Gabriele Machado, aluna de serviço social da UEPG, explica que o evento faz parte de uma disciplina, “dentro do currículo somos divididas em subgrupos e cada um executa um evento, nós escolhemos o tema sobre sexualidade e envelhecimento dentro da matéria ‘Instrumentais Técnico-Operativos do Serviço Social II”, ressalva.

Tais Maria Ferreira é técnica laboratorial do departamento de jornalismo e revela que a parceria começou no evento Conversando sobre Extensão: “ O curso de Serviço Social conheceu o grupo Foca Foto no EAEX e fomos conversando até firmar a parceria na última reunião do projeto”, complementa.

A professora do departamento de serviço social da UEPG, Maria Iolanda de Oliveira, coordena o Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a Pessoa Idosa (NASJEPI). O projeto de extensão trabalha com questões sobre o envelhecimento. Oliveira está auxiliando as alunas pela proximidade que tem com a temática. “A sexualidade é considerada uma atividade da população jovem e adulta. Precisa-se trazer à tona a discussão sobre o tema. Desconhecimento e mitos levam a compreensão que a pessoa idosa não tem necessidade ou não pode exercer a sua sexualidade. A expressão da sexualidade é um direito, ” acrescenta.

Além da palestra, o Foca Foto faz parceria com os grupos de convivência voltados para o público idoso que a professora Maria Iolanda orienta. Nos grupos, os profissionais divulgam o estatuto do idoso e propõem atividades de lazer. O projeto Foca Foto vai até Carambeí nos dias 9 e 24 de outubro nos encontros do grupo de convivência para produção de retratos e textos jornalísticos.

A palestra acontece no dia 31 de outubro no Grande Auditório da UEPG Campus Central. O credenciamento começa às 8h. A palestra tem inicio às 9 com a palestrante Dra. Lindiara Santana Santos Berti. A coberta fotográfica e textual serão divulgadas no site e nas redes sociais do Foca Foto.