7 Universidades Estaduais do Paraná participaram do programa que levou 7 coordenadores e 14 alunos para o Canadá

O Programa Paraná Fala Inglês tem como objetivo capacitar linguisticamente a comunidade universitária, na escrita acadêmica em inglês, na preparação para o exame de proficiência TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e também nos níveis de listening e speaking. Neste ano, o Programa de Mobilidade Acadêmica aconteceu pela primeira vez no projeto e de Ponta Grossa contemplou a coordenadora e dois estudantes para aprimorarem os conhecimentos da língua inglesa no exterior.

Foram de três a quatro semanas que os coordenadores e estudantes passaram no Canadá durante o mês de julho deste ano, em cidades como Toronto, Vancouver e Hallifax para o aprimoramento linguístico, visitas às universidades e instituições e contato com suas áreas de conhecimento. A Coordenadora do Paraná Fala Inglês de Ponta Grossa, Mariza Túlio, relata que o Programa tem a probabilidade de continuar nos próximos anos, “nas visitas as escolas e instituições, um dos objetivos era fortalecer ações de internacionalização, parcerias e projetos. Saímos de lá com a possibilidade muito grande da continuidade do programa de mobilidade académica”, expressa Mariza.

A coordenadora relata a experiência na viagem e a importância para o Programa, “os coordenadores também participaram do aprimoramento linguístico, de workshops sobre novas metodologias no ensino da língua inglês com o objetivo de aperfeiçoar os cursos do Paraná Fala Inglês”, comenta Mariza Túlio.

Para o professor de Educação Física e aluno do projeto, Nilo Okuno, a oportunidade de ir para outro país e interagir com outras pessoas exclusivamente através do inglês, foi muito importante para a evolução da sua conversação. “Eu tinha bastante insegurança no começo, senti que era muito travado para falar. Mas percebi que ao longo dos dias, a gente já começa a automatizar a fala. A gente evolui bastante”, conta o professor e participante do programa.

Nilo Okuno também narrou sua experiência no Canadá. “Eu fiquei em homestay, o deslocamento demorava em torno de uma hora mais ou menos até a escola. Como a instituição era bem rigorosa com os horários, eu chegava bem antes. Na escola, tínhamos três aulas: uma sobre habilidade integrada, gramática e também de comunicação. Cada uma com duração de uma hora e meia. Durante a tarde, tinha a integração entre todos os alunos, com eventos no local e também passeios na cidade. Só podia falar em inglês, recebia uma penalidade quem não falasse”, conta o professor.

Entre as Universidades do Paraná que foram contempladas com as bolsas estão a UEPG, UEM, UEL, UEMP, UNESPAR e UNICENTRO. A bolsa provia gratuitamente os cursos de língua inglesa, hospedagem e alimentação. Os estudantes selecionados faziam parte do curso que oferece preparação para o exame de proficiência TOEFL com as melhores notas e frequência. Em seguida, escreveram uma carta para as universidades e para finalizar entrevista via Skype. Da UEPG, 12 alunos concorreram às vagas, sendo dois selecionados

IMG20180821183310329
IMG20180821183619204