“Nos Ares de PG", exposição realizada no Aeroporto de Ponta Grossa, nesse sábado e domingo (dias 21 e 22), trouxe para a população modelos históricos de aeronaves. Entre eles, estavam aviões clássicos do Aeroclube de Ponta Grossa e do WS Museum, de Campo Largo. Algumas das aeronaves eram de fabricação da primeira metade do século passado. Mas, também teve a exibição de modelos novos. Além das aeronaves, foram apresentados blindados do 3° Regimento de Carros de Combate (RCC), helicópteros do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e carros de colecionadores. O evento foi realizado para comemorar o Aniversário dos 200 anos de Ponta Grossa. Nos dois dias da exposição, o público teve a oportunidade de ver manobras radicais em voos e, também, paraquedismo. 

O evento recebeu milhares de pessoas durante o fim de semana. Para ter acesso ao espaço, a organização estabeleceu como ingresso 1kg de alimento não perecível por pessoa, como forma de contribuir com a campanha “PG sem fome”, da Prefeitura Municipal.

Bruno Greco Pazza, capitão do BPMOA, diz que é fundamental a proximidade do Batalhão com os ponta-grossenses. “A exposição é muito importante para a Polícia Militar e para a aviação como um todo. Não é algo que a população tem noção de como funciona e é necessário a gente poder tirar dúvida, mostrar nosso trabalho e como estamos operando", observa.

O helicóptero do BPMOA, apresentado no evento, é uma aeronave de modelo R-66 utilizada pelo serviço policial em Curitiba. "Atuamos em toda a região metropolitana de Curitiba com essas aeronaves e damos apoio para o Estado inteiro, em operações programadas", conta o capitão Pazza. 

Fabiano Silva, professor de educação física, também prestigiou o evento. Na opinião dele, esse tipo de atividade deve ser incentivado no Município. “Tem muita gente que não conhece, principalmente aviões antigos. Achei bacana disponibilizar as aeronaves que o Estado tem. Pelo menos, umas duas ou três vezes no ano poderia ter iniciativas como está na cidade, salienta.

A estrada que dá acesso ao Aeroporto Municipal, a PR-151, recebeu intenso movimento de carros nesse fim de semana, o que causou vários transtornos, especialmente na tarde desse domingo (22). Em nota, o Aeroporto Municipal de Ponta Grossa pediu desculpas pelos problemas causados à população e lamenta que nem todos puderam ter acesso ao evento, em razão do número de apreciadores e interessados na exposição. Segundo os organizadores da programação, as atividades no domingo (22) deveriam ter sido encerradas às 16h, mas acabaram sendo estendidas até às 17h, em razão do interesse das pessoas e do sucesso do evento.

 

Texto: Laura Urbano e Vinicius Sampaio 

Imagens: Laura Urbano (01-10) e Vinicius Sampaio (11-20)

Revisão: Ana Beatriz de Paiva

Revisão: Carlos Alberto de Souza

 

LAURA-URBANO-1
LAURA-URBANO-2
LAURA-URBANO-4
LAURA-URBANO-5
LAURA-URBANO-6
LAURA-URBANO-7
LAURA-URBANO-8
LAURA-URBANO-9
LAURA-URBANO-10
00-CAPA-AVIES